A Volkswagen apresentou nesta semana o Tayron, SUV que substitui o Tiguan Allspace, com capacidade para até sete passageiros. O modelo pode vir para a América do Norte e para países da América Latina, como o Brasil. O Tayron oferece uma gama de motorização, além de mais espaço interno e novos itens de conforto.
O SUV tem opções de cinco e sete lugares e possui 10 cm a mais na distância entre-eixos em comparação com o Tiguan. O VW Tayron mede cerca de 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,66 m de altura. A distância entre-eixos possui 2,93 metros.
O Tayron está disponível em versões de 5 e 7 lugares, o que influencia diretamente a capacidade do porta-malas. Com cinco assentos, a capacidade de carga varia entre 760 e 885 litros, enquanto a configuração de sete lugares oferece entre 215 e 760 litros, dependendo do uso dos bancos adicionais. A versão híbrida plug-in, todavia, só pode ser configurada com cinco assentos devido ao espaço ocupado pela bateria.
O Tayron segue a tendência visual de SUVs da montadora, como o Taos, nos EUA, por exemplo. Os faróis de LED possuem a tecnologia IQ-Light, que oferece 19.200 microleds por farol. Nas laterais, o SUV calça rodas entre 17 a 20 polegadas. Na traseira, as lanternas são em LED e se ligam pela tampa do porta-malas.
A Volkswagen oferece sete opções de motorização para o Tayron, incluindo motores a gasolina, diesel, híbridos leves e híbridos plug-in. A versão de entrada vem equipada com um motor eTSI de 150 cv, um sistema híbrido leve de 48V.
Já as versões híbridas plug-in são duas opções: uma com 204 cv de potência e outra que gera 272 cv. Ambas possuem baterias de 19,7 kWh e oferecem autonomia elétrica de até 100 km e suporte para recargas rápidas de até 50 kW.
Para quem busca mais desempenho, o motor diesel 2.0 TDI entrega 193 cv e vem equipado com tração nas quatro rodas (4MOTION), além de conseguir rebocar até 2.500 kg. Todas as versões oferecem o câmbio DSG de sete velocidades.
O Tayron oferece um interior refinado com acabamento premium, como o uso de microfibra ecológica e detalhes em madeira natural. No quesito tecnologia, o modelo vem com painel de instrumentos digital de 10,25” e uma tela central de 12,9” ou 15” dependendo da versão. No entanto, ambas vêm integradas com sistema de navegação e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Os itens de segurança incluem sistemas como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento, e sistemas de frenagem de emergência. Além disso, a integração com assistentes de voz, como o ChatGPT, ajuda no uso de diversas funções por comandos de voz.
O Volkswagen Tayron já está disponível para pré-venda na Europa. Os preços começam em 45.475 euros (cerca de R$ 280 mil) na versão de entrada eTSI de 150 cv. As versões híbridas e a versão diesel mais potente também estão disponíveis para encomenda.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!