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Spin vende muito mais

Motor de Argo e Cronos pode salvar as vendas do Citroën Aircross?

Com vendas abaixo da metade do principal rival, Citroën busca alternativas para tornar o Aircross mais interessante, mas dará certo?

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O C3 Aircross chega aos 100km/h em 9,8 segundos
O C3 Aircross chega aos 100km/h em 9,8 segundos Foto: Lara Moreno/ Especial/EM

Lançado no fim de 2023, o Citroën Aircross só tinha um envelhecido Chevrolet Spin como rival direto. Em quase um ano de mercado, o modelo francês não conseguiu superar o Chevrolet, tanto que deve receber o motor 1.3 aspirado de origem Fiat em breve para tentar ser mais competitivo.

Por que o Aircross vende menos que o Spin?

Há 12 anos a Chevrolet oferece o Spin no Brasil, sendo a única marca a oferecer uma opção de sete lugares de entrada por muitos anos. O Aircross fez sua estreia somente em 2023. Isso por si só já faz muitos clientes preferirem um modelo que já conhecem, ainda mais em um nicho específico. 

Motor Turbo pode prejudicar 

Citroën C3 Aircross 2024, SUV de 5 ou 7 lugares, chega ao Brasil.
Motor 1.0 turbo tem até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque Foto: Divulgação

O Aircross estreou no mercado brasileiro oferecendo somente a opção de motor 1.0 Turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. É muito mais potência que os 111 cv e 17,7 kgfm de torque oferecidos pela minivan da Chevrolet. 

Durante o lançamento do Spin reestilizado, a Chevrolet afirmou que os clientes do Spin não desejam uma unidade turbo alimentada e estão satisfeitos com o motor 1.8, conhecido pela confiabilidade mecânica. 

O motor turbo do Aircross equipa uma grande variedade de carros: Fiat Strada, Pulse, Fastback, Peugeot 208 e 2008, bem como os Citroën C3 e Basalt. Apesar do amplo uso, é um motor ainda recente no mercado brasileiro, tendo sido introduzido somente em 2021, enquanto o Chevrolet SPE/4 chegou em 2015, mas é baseado em propulsores mais antigos da fabricante. 

Ao ser equipado com motor 1.3 aspirado, o Aircross terá 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque no etanol, ou 98 cv e 13,2 kgfm de torque na gasolina. A expectativa é que o Aircross passe a oferecer uma opção de transmissão manual, repetindo a estratégia de Argo e Cronos

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O motor 1.3 Firefly agora tem potências de 98cv (g) e 109cv (e) Foto: Divulgação

Esse motor é claramente bem mais fraco, mas pode se tornar mais atrativo para clientes que não querem um carro turbinado. 

Rede de concessionários pesa à favor do Spin

Chevrolet Spin Premier 2025 azul de frente estacionada em local arborizado
Reestilização deu ao chevrolet Spin um capô mais alto, para disfarçar o perfil de monovolume Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Tanto Spin quanto Aircross se destacam pela opção de sete lugares, ou pelo amplo espaço interno nas versões de cinco lugares. O espaço é um dos motivos pelos quais esses veículos são muito utilizados por taxistas e empresas especializadas em transportes. 

Para esse público, fatores como custo de manutenção, garantia, bem como rede de concessionários fazem diferença na hora de escolher um carro.

A Chevrolet conta com cerca de 600 concessionárias espalhadas pelo Brasil, enquanto a Citroën passou por um forte processo de ampliação da rede e possui atualmente 190 lojas espalhadas por todo o país.

Vendas diretas são o forte do Spin 

Chevrolet Spin Premier 2025 azul de traseira em movimento em rodovia
Traseira é o ponto menos harmonioso da reestilização do Spin 2025 Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Como já mencionado, taxistas e empresas são os principais interessados em um carro compacto de sete lugares, e a quantidade de emplacamentos em vendas diretas reforça essa ideia. 

Segundo a Fenabrave, de janeiro a setembro de 2024, o Spin emplacou 16.712 unidades, das quais 6.286 foram vendas varejo e 10.426 vendas diretas.

No caso do Aircross, foram 6.451 emplacamentos, com 4.606 para pessoas físicas e 1.845 para pessoas jurídicas. É importante ressaltar que as vendas para pessoas jurídicas contemplam empresas, taxistas, Pessoas com Deficiência (PCD), produtores rurais, entre outros.

Equipamentos de série

Painel do Chevrolet Spin Premier 2025
Painel é a maior novidade a bordo do Chevrolet Spin 2025 Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Spin:

  • 6 airbags
  • Assistente de partida em aclive
  • Regulagem de altura dos faróis
  • Ar-condicionado
  • Chave canivete
  • Painel de instrumentos digital de 8”
  • Multimídia de 11”
  • Câmera de ré
  • Direção elétrica
  • Wi-fi
  • Sistema on-star
  • Cinco entradas USB

Interior do Citroën C3 Aircross de 7 lugares com fundo branco ao para-brisas.
Citroën C3 Aircross de 7 lugares terá diferenciações nos equipamentos de suas versões Foto: Citroën/Divulgação

Aircross

  • 2 airbags
  • Assistente de partida em rampa
  • Multimídia de 10”
  • Farois com DRL em LED
  • Ar-condicionado
  • Comandos de rádio no volante
  • Três entradas USB.


Preços

SPIN:

Versão Preços
LT 5 lugares Manual R$ 122.990
LTZ 7 lugares Automática R$ 139.990
Premier 7 lugares Automática R$ 149.250

AIRCROSS

Versão Preços
Feel R$ 115.990
Feel Pack R$ 122.990
Shine R$ 130.990
Feel 7 lugares R$ 118.390
Feel Pack 7 R$ 130.590
Shine 7 lugares R$ 138.590

 

Principais lançamentos do setor automotivo de 2023
Citroën C3 Aircross Foto: Pedro Bicudo/Divulgação

Conclusão:

A Citroën aposta no preço baixo para vender o Aircross. Justamente para fazer o carro ser extremamente acessível, acaba pecando em alguns itens como a quantidade de airbags, por exemplo.

Comparativo entre carros de 7 lugares: Chevrolet Spin 2025 contra Citroën C3 Aircross.
Porta-malas do C3 Aircross tem 493 litros e os bancos podem ser removidos na versão de 7 lugares Foto: Citroën/Divulgação


O novo motor deve reduzir o preço do Aircross, mas pode ser exclusivo para a configuração de cinco lugares e pode sim ampliar as vendas do modelo, principalmente para vendas diretas. Quem precisa do carro de sete lugares para transportar a capacidade máxima de pessoas deve ser prejudicado por conta do motor 1.3, reconhecidamente mais fraco.

A tentativa é válida, mas a Citroën deveria tentar fazer o Aircross ficar um pouco mais refinado e confortável, talvez aprendendo com o lançamento recente do Basalt para ficar mais competitivo.