2025 será um ano importantíssimo para diversas empresas do setor automotivo, e a Hyundai irá ampliar a sua gama de modelos importados oferecidos no Brasil com seis lançamentos. A informação foi confirmada por executivos da marca durante o lançamento do Creta renovado na última semana.
Relação conturbada com importador
A relação Hyundai-Caoa foi confusa por muitos anos. Presente no Brasil desde o anos 90, a
marca sul-coreana era representada pelo Grupo Caoa. Entretanto, a partir de 2011 passaram a existir “duas Hyundai” no país, quando a matriz se instalou oficialmente em Piracicaba e, desde 2012, começou a produzir o hatchback HB20.
Enquanto a Hyundai Motors Brasil “HMB” produzia o hatch compacto e tinha uma rede de concessionários separada da Hyundai-Caoa, o grupo Caoa fazia sucesso vendendo Tucson, iX30, IX35, Azera, Santa Fé, entre outros.
As relações entre Hyundai e Caoa ficaram mais próximas nos últimos anos e a matriz reassumiu o controle das importações de seus modelos mais recentes, o que marcará o retorno de nomes importantes ao Brasil.
Quais modelos importados da Hyundai chegarão ao Brasil?
2025 marcará o retorno do nome Santa Fe ao mercado brasileiro. Já confirmado pela fabricante, a expectativa é que o SUV de sete lugares seja um dos mais caros vendidos pela Hyundai no Brasil.
A quinta geração do utilitário foi lançada em agosto do ano passado e aposta em um visual retilíneo e robusto. São 4,83 metros de comprimento e 2,81 m de distância entre-eixos. Vendido em diversos mercados, o Santa Fe pode ser vendido com motores a gasolina, híbrido convencional ou plug-in. A potência varia entre 194 cv e 25,1 kgfm de torque ou até 281 cv e 43 kgfm.
Elantra
Um dos modelos que podem voltar ao mercado nacional é o Elantra. Vendido nos Estados Unidos com versões híbridas ou até mesmo esportivas, o modelo poderia chegar para enfrentar o Honda Civic Híbrido ou até mesmo o Volkswagen Jetta GLI.
O Elantra híbrido nos EUA é vendido com motor 1.6 que entrega 141 cv de potência e 27 kgfm de torque. Já o esportivo Elantra N é oferecido por lá com motor 2.0 turbo de 280 cv de potência e 40 kgfm de torque, capaz de ir de zero aos 100 km/h em 5,3 segundos se equipado com a transmissão automatizada de dupla embreagem, ou 5,8 s com a transmissão manual de seis marchas.
I30
De muito sucesso no passado, o i30 N é um dos últimos suspiros dos hot-hatches na Europa. Vendido como competidor de Toyota GR Corolla e Honda Civic Type-R, o esportivo sul-coreano seria uma alternativa interessante para a Hyundai atrapalhar as vendas do Volkswagen Golf GTI, já confirmado para 2025. O i30 N conta com o mesmo motor 2.0 turbo do Elantra N de 280 cv de potência e 40 kgfm de torque.
Kona de nova geração
Lançado no Brasil pela Caoa no ano passado, a Hyundai pode trazer o modelo mais atualizado do suv compacto. Oferecido em versões elétricas e híbridas em outros países, esse SUV pode ser importante para fazer a Hyundai passar a incomodar outras rivais asiáticas no segmento de carros eletrificados.
Consumidores vão ditar o futuro da marca
Em entrevista ao podcast CBN Autoesporte, Airton Cousseau, presidente da Hyundai na América Latina, declarou que a marca já possui diversas tecnologias de eletrificação no seu portfólio, mas o comportamento do consumidor terá grande influência nos próximos carros da marca:
"Temos tudo: híbridos, elétricos... Quem vai ditar o ritmo do crescimento do mercado é o consumidor, porque a disponibilidade dos produtos nós temos”
Apesar disso, um modelo híbrido flex ainda deve estar longe de ser realidade. Apesar de muitas marcas investirem nessa tecnologia, o fato de ser uma “necessidade” exclusiva do Brasil atrapalha o desenvolvimento:
“É importante para o Brasil, também, que a gente desenvolva essa tecnologia e nós estamos olhando. É óbvio que fazer o desenvolvimento de um híbrido flex vai demorar um pouquinho mais, mas isso também está nos nossos planos", declarou o Cousseau.
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