x
UAI
Mais opções!

Hyundai terá 2025 movimentado com importações; veja quais podem chegar

Após retomar o controle sobre sua divisão de importados, Hyundai busca ampliar sua oferta de produtos e terá carros de luxo e até "esportivos"

Publicidade
O Hyundai Kona pode chegar para enfrentar o GWM Haval H6 e as versões topo de linha do Toyota Corolla Cross
O Hyundai Kona pode chegar para enfrentar o GWM Haval H6 e as versões topo de linha do Toyota Corolla Cross Foto: Hyundai/Divulgação

2025 será um ano importantíssimo para diversas empresas do setor automotivo, e a Hyundai irá ampliar a sua gama de modelos importados oferecidos no Brasil com seis lançamentos. A informação foi confirmada por executivos da marca durante o lançamento do Creta renovado na última semana.

Relação conturbada com importador

A relação Hyundai-Caoa foi confusa por muitos anos. Presente no Brasil desde o anos 90, a 

marca sul-coreana era representada pelo Grupo Caoa. Entretanto, a partir de 2011 passaram a existir “duas Hyundai” no país, quando a matriz se instalou oficialmente em Piracicaba e, desde 2012, começou a produzir o hatchback HB20.

Enquanto a Hyundai Motors Brasil “HMB” produzia o hatch compacto e tinha uma rede de concessionários separada da Hyundai-Caoa, o grupo Caoa fazia sucesso vendendo Tucson, iX30, IX35, Azera, Santa Fé, entre outros.

As relações entre Hyundai e Caoa ficaram mais próximas nos últimos anos e a matriz reassumiu o controle das importações de seus modelos mais recentes, o que marcará o retorno de nomes importantes ao Brasil.

Quais modelos importados da Hyundai chegarão ao Brasil?

Hyundai Santa Fe prata visto pela dianteira com detalhes da lateral esquerda. Modelo está estacionado em chão de cimento cinza com fundo preto.
O Hyundai Santa Fe (foto) serviu de inspiração para o novo Palisade Foto: Hyundai/Divulgação

2025 marcará o retorno do nome Santa Fe ao mercado brasileiro. Já confirmado pela fabricante, a expectativa é que o SUV de sete lugares seja um dos mais caros vendidos pela Hyundai no Brasil.

A quinta geração do utilitário foi lançada em agosto do ano passado e aposta em um visual retilíneo e robusto. São 4,83 metros de comprimento e 2,81 m de distância entre-eixos. Vendido em diversos mercados, o Santa Fe pode ser vendido com motores a gasolina, híbrido convencional ou plug-in. A potência varia entre 194 cv e 25,1 kgfm de torque ou até 281 cv e 43 kgfm. 

Elantra

Com azul tradicional da divisão N, Elantra N pode rivalizar com Jetta GLI
Com azul tradicional da divisão N, Elantra N pode rivalizar com Jetta GLI Foto: Divulgação/Hyundai

Um dos modelos que podem voltar ao mercado nacional é o Elantra. Vendido nos Estados Unidos com versões híbridas ou até mesmo esportivas, o modelo poderia chegar para enfrentar o Honda Civic Híbrido ou até mesmo o Volkswagen Jetta GLI.

O Elantra híbrido nos EUA é vendido com motor 1.6 que entrega 141 cv de potência e 27 kgfm de torque. Já o esportivo Elantra N é oferecido por lá com motor 2.0 turbo de 280 cv de potência e 40 kgfm de torque, capaz de ir de zero aos 100 km/h em 5,3 segundos se equipado com a transmissão automatizada de dupla embreagem, ou 5,8 s com a transmissão manual de seis marchas.

I30

Hyundai i30 N é a versão esportiva do hatchback sul-coreano
Hyundai i30 N é a versão esportiva do hatchback sul-coreano Foto: Divulgação/Hyundai

De muito sucesso no passado, o i30 N é um dos últimos suspiros dos hot-hatches na Europa. Vendido como competidor de Toyota GR Corolla e Honda Civic Type-R, o esportivo sul-coreano seria uma alternativa interessante para a Hyundai atrapalhar as vendas do Volkswagen Golf GTI, já confirmado para 2025. O i30 N conta com o mesmo motor 2.0 turbo do Elantra N de 280 cv de potência e 40 kgfm de torque.

Kona de nova geração

 

Lançado no Brasil pela Caoa no ano passado, a Hyundai pode trazer o modelo mais atualizado do suv compacto. Oferecido em versões elétricas e híbridas em outros países, esse SUV pode ser importante para fazer a Hyundai passar a incomodar outras rivais asiáticas no segmento de carros eletrificados.

Consumidores vão ditar o futuro da marca

Em entrevista ao podcast CBN Autoesporte, Airton Cousseau, presidente da Hyundai na América Latina, declarou que a marca já possui diversas tecnologias de eletrificação no seu portfólio, mas o comportamento do consumidor terá grande influência nos próximos carros da marca: 

"Temos tudo: híbridos, elétricos... Quem vai ditar o ritmo do crescimento do mercado é o consumidor, porque a disponibilidade dos produtos nós temos”

Apesar disso, um modelo híbrido flex ainda deve estar longe de ser realidade. Apesar de muitas marcas investirem nessa tecnologia, o fato de ser uma “necessidade” exclusiva do Brasil atrapalha o desenvolvimento:

“É importante para o Brasil, também, que a gente desenvolva essa tecnologia e nós estamos olhando. É óbvio que fazer o desenvolvimento de um híbrido flex vai demorar um pouquinho mais, mas isso também está nos nossos planos", declarou o Cousseau.