x
UAI
Tire suas dúvidas!

Pedágio Free Flow: Como funciona? Como pagar? Onde está instalado?

Novo sistema promete reduzir congestionamentos e agilizar viagens em trechos com pedágio eletrônico

Publicidade
Sistema Free Flow possui câmeras que registram todos os veículos que trafegam no trecho sob pedágio
Sistema Free Flow possui câmeras que registram todos os veículos que trafegam no trecho sob pedágio Foto: Divulgação

O sistema de pedágio eletrônico sem cancela (Free Flow) teve sua operação iniciada em janeiro de 2023 na rodovia Rio-Santos, substituindo as praças de pedágio convencionais que estavam no país desde a década de 50. Esse recente formato de cobrança adotado tem como um de seus objetivos, a diminuição do trânsito nos pontos de pedágio, o que pode garantir uma viagem mais confortável e fluida para os motoristas e passageiros.

Como funciona o pedágio Free Flow?

Com a implementação do Free Flow, o funcionamento da cobrança da tarifa é feito através de duas formas: pela identificação da placa do veículo que estiver passando pelo trecho ou por uma TAG (etiqueta eletrônica) que é um chip que emite sinais com as informações do veículo. Logo após passar pelo pórtico de cobrança, os dados são registrados e são encaminhados para a operadora de pagamento.

O pagamento deve ser feito pelos canais online de autopagamento da concessionária, estabelecimentos credenciados ou por totens presenciais de autoatendimento. Caso você já possua uma TAG em seu veículo, a tarifa é encaminhada diretamente para a fatura da sua operadora e se a mesma não chegar, há uma consulta posterior a partir da identificação da placa.

A tag da "Sem Parar" usada no parabrisas do carro pode ser usada para pagar não só pedágio, mas também outros serviços e produtos, como fast-food e combustível
Carros de diversas marcas já contam com Tags de pedágio de fábrica, mas consumidor precisa recarregar para usar o serviço Foto: Cris Oliveira/Sem Parar/Divulgacao

Os veículos que não possuem uma TAG, são reconhecidos pelo sistema que faz a leitura da placa e o pagamento estará disponível em até 48 horas após a passagem pelo Free Flow. O motorista necessita realizar um cadastro no site ou app da CCR RioSP, CSG FreeFlow ou EcoNoroeste, a depender de qual local você estiver viajando, para consultar as informações de suas viagens.

Vale ressaltar que este sistema conta com o Desconto de Usuário Frequente (DUF) e o Desconto Básico TAG (DBT). É importante verificar nos sites das concessionárias informados acima na matéria, a categoria e o tipo de desconto que o seu veículo e a sua rotina de viagens se enquadram.

Onde estão localizados os pedágios Free Flow?

Os pórticos de cobrança estão localizados na BR-101 (Rio-Santos), no Rio Grande do Sul e em São Paulo:

Paraty (RJ), no km 538;

Mangaratiba (RJ), no km 447;

Itaguaí (RJ), no km 414;

Antônio Prado (RS); ERS 122 km 108;

São Sebastião do Caí (RS); ERS 122 km 4+4;

Ipê (RS); ERS 122 km 151+970;

Capela de Santana (RS); ERS 240 km 30+145;

Farroupilha (RS); ERS 122 km 45+560;

Carlos Barbosa (RS); ERS 446 km 6+49;

Itápolis (SP); SP 333 km 179;

Jaboticabal (SP); SP 333 km 110.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!