A Audi irá apresentar ao público o novo Q6 Sportback E-tron no Paris Motor Show 2024. O SUV coupé totalmente elétrico chega para disputar o mercado com o Ford Mustang Mach E, Tesla Model Y e até Porsche Macan elétrico. O modelo chega para ser o sexto modelo elétrico da linha E-tron da Audi.
O Q6 Sportback E-tron chega com proporções robustas, já que são 4.771 mm de comprimento, 1.965 mm de largura (sem os espelhos) e 1.665 mm de altura, sendo 37 mm mais baixo que a versão SUV tradicional. Por fim, a distância do entre-eixos é de 2.899 mm. O porta-malas, por sua vez, tem capacidade de 511 litros, que pode ser ampliada para 1.373 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O Q6 Sportback E-tron vem equipado com uma bateria de 83 kWh, que permite ao modelo uma autonomia de até 656 km no ciclo WLTP. A configuração com tração nas quatro rodas permite um alcance de 636 km. Já a versão SQ6 Sportback E-tron, mais potente, conta com uma bateria maior de 100 kWh e oferece uma autonomia de 607 km.
Em termos de potência, o modelo básico com tração traseira entrega 306 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Já a versão com tração integral (quattro) apresenta 387 cv e realiza o 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Para os mais exigentes, o SQ6 Sportback E-tron oferece 517 cv e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos
Assim como toda linha Sportback da Audi, o Q6 Sportback E-tron traz uma linha de teto inclinada que acentua sua esportividade. A traseira, se afunila de forma mais agressiva em comparação com o modelo SUV (Q6 E-tron).
Essa queda no teto ajuda no coeficiente aerodinâmico, que é de 0,26 cd, e também contribui para o aumento da eficiência energética, enquanto a frente apresenta o já conhecido Singleframe tridimensional, com acabamentos em prata selenita ou preto de alto brilho.
A cabine traz o novo interior moderno da Audi, com materiais reciclados em várias partes do acabamento. Equipado com o display panorâmico chamado de Audi MMI, o multimídia tem 14,5 polegadas e o painel de instrumentos é de 11,9”. Além disso, há o display para o passageiro como opcional que conta com 10,9”.
Entre os principais itens de série, o Q6 Sportback E-tron traz controles digitais avançados, ar-condicionado automático de quatro zonas, sistema de som premium com 16 alto-falantes, carregamento por indução para smartphones e conectividade com sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
O sistema de assistência à condução também é destaque, com controle de cruzeiro adaptativo Stop & Go, assistente de manutenção de faixa com centralização, detector de fadiga, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento em 360 graus, entre outros.
No mercado europeu o Q6 Sportback E-tron terá preço inicial na casa dos 65.900 euros (R$ 402 mil), enquanto a versão mais potente, o SQ6 Sportback E-tron chega por 96.200euros (R$ 587 mil).
O modelo chegará às concessionárias europeias no final do ano. No Brasil, não há datas previstas para o seu lançamento. O irmão SUV, Q6 E-tron, já é está em pré-venda por aqui por R$ 529.990.