O estado do Rio de Janeiro possui um histórico de graves acidentes em suas vias e os números desse ano de 2024 continuam apresentando esse fato. De acordo com os dados estatísticos do Instituto de Segurança Pública (ISP), há um aumento do número de delitos cometidos no trânsito na comparação entre os primeiros semestres de 2023 e 2024.
A última atualização do painel do ISP que o Vrum teve acesso foi de junho de 2024 e nele é apresentado uma alta histórica de 12.914 vítimas de acidentes de trânsito (incluindo mortes), 1.436 casos de atropelamento e 841 motoristas dirigindo embriagados ou sob efeito de drogas. Em todos os casos, houve um aumento se comparado aos dados do ano anterior. Esses números apontam para um cenário preocupante para os moradores do estado que desejam utilizar um veículo para se locomover.
Uma das vias mais conhecidas do Rio de Janeiro, a Ponte Rio-Niterói, que faz parte da BR-101, foi o trecho que mais teve pessoas feridas ou mortas devido a acidentes com veículos em 2023. A pesquisa mostra que a maior incidência dessas tragédias no estado ocorrem aos domingos com 769 casos registrados e com pessoas acima de 45 anos de idade. As rodovias com mais acidentes com vítimas (mortos ou feridos) no Rio de Janeiro estão listadas abaixo e entre parênteses está o número de vítimas:
Confira as rodovias mais perigosas do Rio de Janeiro:
BR-101 (1.729);
BR-116 (1.435);
BR-040 (736);
BR-393 (282);
BR-493 (281).
Esses dados estão disponibilizados no site oficial da Confederação Nacional do Transporte.
Em maio deste ano, o DETRAN-RJ organizou uma ação de conscientização em referência ao Maio Amarelo. A campanha foi montada em duas localidades da cidade do Rio de Janeiro: Aterro do Flamengo, na Zona Sul, e no entorno do Estádio Nilton Santos, na Zona Norte e o tema da ação educativa era: “Paz no trânsito começa por você”.
O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço, abordou a questão da necessidade da empatia no trânsito a partir das atitudes individuais e coletivas com o único objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos, conforme dito em entrevista ao Correio da Manhã: "Quando a gente fala de paz no trânsito, a gente fala de atitudes.”