x
UAI
Segredos!

Fiat Pulse e Fastback híbridos já estão sendo fabricados

Lançamento dos modelos com tecnologia híbrida-leve acontecerá ainda em 2024 e unidades já estão prontas

Publicidade
Fiat Pulse será o primeiro híbrido da Fiat no Brasil ao lado do Fastback
Fiat Pulse será o primeiro híbrido da Fiat no Brasil ao lado do Fastback Foto: Divulgação

A Fiat começou a produzir as primeiras unidades dos seus carros híbridos no Brasil. Pulse e Fastback com motorização híbrida-leve de 12 volts já estão sendo estocados no pátio da marca, segundo o colega Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, que flagrou os carros. Isso indica que o lançamento oficial está próximo.

Como é o sistema híbrido de Fiat Pulse e Fiat Fastback?

O sistema adotado pela Fiat será o mais simples entre os apresentados em agosto do ano passado, quando a Stellantis apresentou as plataformas bio-hybrid, que serão adotadas por Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën

Fastback e Pulse serão os primeiros híbridos produzidos pela Stellantis no Brasil e para manter o preço acessível, o sistema será o mais simples disponível. O conjunto micro-híbrido ou híbrido-leve (MHEV) é composto pelo motor 1.0 Turbo 200 e um dispositivo elétrico que substitui o alternador do veículo.

Esse dispositivo fica acoplado ao câmbio do veículo e além de cumprir as funções do alternador, consegue aumentar o torque entregue pelo carro. Uma bateria extra de 12 volts posicionada abaixo do banco do motorista é a responsável por armazenar energia desse conjunto, que opera de forma independente do sistema elétrico convencional.

Modelos terão novidades visuais

Segundo o Autos Segredos, tanto Pulse quanto Fastback com a tecnologia híbrida poderão ser identificados pela cor Azul Amalfi, que retornará à linha do Pulse, mas será inédita no Fastback. Os rumores apontam que os modelos híbridos serão baseados nas versões Impetus.

20220114155603380280i
Azul Amalfi era uma das cores de lançamento do Pulse, e retorna a linha com versão híbrida Foto: Estado de Minas

Além da cor azul, o painel de instrumentos dos dois modelos ganhará novidades, justamente para exibir um menu com a gestão da energia elétrica do sistema.


Segundo o perfil Stellantis_clube no Instagram, o consumo do Fiat Fastback com o sistema híbrido-leve quando abastecido com etanol terá uma leve melhora:



Fastback T200 x Fastback híbrido-leve

Cidade:

Etanol: 8,1 km/l X 9,6 km/l
Gasolina: 11,3 km/l - 12,6 km/l

Estrada:
Etanol: 9,7 km/l para 10,9 km/l
Gasolina: 13,9 km/l para 13,9 km/l

Quando chega?

Até o momento, a Fiat ainda não confirmou o lançamento dos modelos, mas a expectativa é que a apresentação oficial aconteça entre o fim de outubro e novembro.