x
UAI
Rival do Corolla Cross

GWM terá Haval H6 híbrido flex e confirma data da produção nacional

Estratégia busca aumentar o volume de vendas do SUV híbrido chinês

Publicidade
GWM tem meta de nacionalização de mais de 60% das peças
GWM tem meta de nacionalização de mais de 60% das peças Foto: GWM/Divulgação

A GWM já tem data para começar a produção de seus veículos no Brasil. Em entrevista ao Valor Econômico, o diretor de assuntos institucionais da marca no país confirmou que a produção nacional começa a partir de maio de 2025.

Proprietária de uma fábrica em Iracemápolis (SP) desde 2021, a GWM sempre confirmou a produção local, mas nunca especificou uma data. Os rumores iniciais apontavam que o primeiro modelo nacionalizado seria uma picape, mas devido ao sucesso do Haval H6, a escolha foi o SUV.

Os modelos serão produzidos no regime CKD, ou seja, os carros chegarão ao país completamente desmontados, o que deve agilizar o processo de nacionalização, o que fará a marca se beneficiar dos incentivos do programa Mover. Para poder exportar veículos, é necessário pelo menos 40% de nacionalização das peças.

A fábrica de Iracemápolis era de propriedade da Mercedes-Benz, mas desde 2021 é de propriedade da GWM. A capacidade é para produzir 20 mil unidades por ano inicialmente, e a expectativa é que chegue ao volume de 50 mil unidades.

GWM Haval H6 PHEV19 branco visto pela traseira com detalhes da lateral em chão asfaltado. Ao fundo é possível ver palmeiras e céu claro com nuvens.
Haval H6 PHEV19 Foto: GWM / Divulgação

Atualmente, a GWM oferece apenas o SUV híbrido Haval e o compacto elétrico Ora 03. O Haval é vendido somente com motor a gasolina e essa configuração será mantida por tempo indeterminado. À publicação original, o executivo detalhou que a fabricante alemã Bosch está encarregada de desenvolver os componentes necessários para adaptar o motor do Haval H6 para ser abastecido também com etanol.

Em 2023, o modelo emplacou 10.704 unidades e no acumulado de janeiro a setembro de 2024, emplacou 15.893 unidades.