x
UAI
Mais segurança!

LG cria bateria com "fusível" que promete evitar incêndios em carros elétricos

Tecnologia inovadora evita o aquecimento excessivo das baterias dos carros elétricos e pode revolucionar a indústria automotiva

Publicidade
Carros elétricos estão sujeitos a incêndios por conta de danos ou curtos-circuitos nas baterias
Carros elétricos estão sujeitos a incêndios por conta de danos ou curtos-circuitos nas baterias Foto: NBC News/ reprodução

Nos últimos anos, a indústria automotiva tem passado por uma transformação significativa com a implementação de veículos elétricos. Esses veículos são aclamados por sua eficiência energética e menor impacto ambiental comparado aos automóveis tradicionais movidos a combustíveis fósseis. No entanto, continua havendo preocupações quanto à segurança das baterias de íons de lítio, especialmente em relação à sua propensão a incêndios.

Tecnologia de segurança para as baterias de íons de lítio

Um dos principais desafios no desenvolvimento de baterias mais seguras é evitar curtos-circuitos e incêndios. Recentemente, inovações no campo têm introduzido um "fusível" de segurança entre o cátodo e o ânodo, que atua como uma barreira protetora. Essa camada de material impede que estes dois componentes entrem em contato e causem incêndios.

A camada funciona mudando sua estrutura molecular quando exposta a temperaturas elevadas, entre 90 ºC e 130 ºC. Esta tecnologia assegura que, em caso de aquecimento excessivo, a bateria possa desligar-se temporariamente até que a temperatura retorne aos níveis seguros. Desta forma, o risco de incêndios é significativamente mitigado.

Estudos de caso e resultados

Em testes realizados pela LG Chem, uma das líderes no setor de baterias, os resultados foram promissores. Ao testar baterias convencionais de óxido de lítio-cobalto, foi observado que em 84% das ocasiões, as baterias pegaram fogo quando sujeitas a perfurações. Já as baterias de níquel-cobalto-manganês apresentaram incêndios em 100% das vezes quando submetidas a 10 kg de pressão.

Em contraste, ao incorporar o "fusível" de segurança nas mesmas baterias de lítio, a taxa de incêndios caiu para 0%. Nas de níquel-cobalto-manganês, a taxa caiu para 30%, todos se extinguindo rapidamente. Estes avanços sugerem que a incorporação de novas tecnologias pode reduzir drasticamente os riscos associados às baterias de veículos elétricos.

Percepção do mercado e desafios futuros

De acordo com Rodrigo Vicentini, diretor de Componentes da ABVE, veículos elétricos apresentam menor risco de incêndio em comparação com os movidos a combustão. No entanto, a desconfiança ainda persiste devido a relatos de incidentes envolvendo baterias. É essencial que a indústria continue trabalhando em melhorias não apenas tecnológicas, mas também educacionais, para garantir que tanto fabricantes quanto consumidores estejam cientes dos procedimentos de segurança.

Qual o futuro das baterias dos carros elétricos?

À medida que os veículos elétricos ganham popularidade, a segurança das baterias se torna cada vez mais crucial. Empresas e instituições de pesquisa continuam a desenvolver materiais e tecnologias para garantir que essas fontes de energia sejam tão seguras quanto eficientes. A implementação de sistemas como o "fusível" de segurança representa um passo significativo na direção certa, e há esperança de que mais avanços contínuos venham a tornar os veículos elétricos uma escolha ainda mais confiável para consumidores em todo o mundo.