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Painel do Novo Fiat Fastback híbrido é vazado na internet; confira

Fiat será a primeira marca do grupo Stellantis a contar com carros híbridos produzidos no Brasil; SUVs Pulse e Fastback serão precursores

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Painel de instrumentos digital do Fastback mostra detalhes da gestão das baterias
Painel de instrumentos digital do Fastback mostra detalhes da gestão das baterias Foto: Reprodução/Instagram/Stellantis Clube

A Fiat está se preparando para um importante avanço tecnológico no mercado brasileiro de automóveis. As versões micro-híbridas (MHEV) dos populares modelos Pulse e Fastback estão programadas para lançamento em novembro deste ano. Desenvolvidas no Polo Automotivo de Betim, essas novidades prometem proporcionar maior eficiência e menor impacto ambiental graças à inovadora tecnologia Bio Hybrid.


Recentemente, o perfil @stellantis_clube no Instagram divulgou imagens do suposto novo painel do Fiat Fastback micro-híbrido. As fotografias exibem uma inédita tela ilustrando o fluxo e o nível de energia da bateria, destacando a nova versão do SUV. Este painel sugere o foco da Fiat em fornecer informações detalhadas sobre o desempenho da tecnologia híbrida aos motoristas.

Especificações Técnicas do Novo Sistema MHEV

O sistema micro-híbrido que a Fiat está prestes a lançar será acoplado a um motor 1.0 turboflex. Este motor oferece 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm. Embora a empresa ainda não tenha divulgado informações específicas sobre o aumento de potência ou torque proporcionado pela nova motorização, espera-se que a integração do motor elétrico de 4 cv aumente a eficiência do veículo.

A tecnologia MHEV diferencia-se porque o motor elétrico não movimenta diretamente as rodas. Em vez disso, ele oferece suporte durante arrancadas e acelerações, além de recuperar energia durante frenagens. A bateria de íons de lítio desempenha um papel crucial, estando localizada sob o banco do motorista, armazenando energia para uso futuro, o que é vital para a economia de combustível e redução de emissões.

Impacto no Consumo de Combustível

Embora as informações sobre o aumento exato de eficiência energética não tenham sido oficialmente confirmadas pela Stellantis, espera-se que o consumo de combustível melhore significativamente. O uso de etanol na cidade, por exemplo, deve passar de uma média de 8,1 km/L para 9,6 km/L, representando um acréscimo de 18,5% na eficiência. Os dados sobre o uso de gasolina indicam uma melhoria de 11,3 km/L para 12,6 km/L. Na estrada, a eficiência com etanol também deve resultar em economia, com um salto de 9,7 km/L para 10,9 km/L, enquanto o desempenho com gasolina permanece na média de 13,9 km/L.