A tecnologia dos carros elétricos avança rapidamente. A velocidade de recarga, autonomia e custos elevados são questões que impedem muitos clientes de adotar essa tecnologia. A chinesa Chery anunciou que suas novas baterias de estado sólido terão alta velocidade de recarga, garantindo 400 km de alcance em apenas 5 minutos.
Segundo a fabricante, os testes iniciais com as novas baterias conseguiram densidade de 400 Wh/kg e passarão para 600 Wh/kg em 2025, antes de começarem a ser testadas em carros. A expectativa é que os testes tenham início em 2026 e o primeiro carro com essas baterias seja lançado em 2027, com 1500 km de alcance.
Chery terá marca própria de baterias
Assim como a BYD que produz as baterias para seus carros, a Chery planeja investir nesse segmento. A Kunpeng será a marca de baterias da Chery e terá foco na tecnologia de estado sólido, que promete ser a próxima revolução do setor para os carros elétricos.
Segundo a Chery, a Kunpeng terá três famílias de produtos com variadas capacidades e que serão aplicadas em carros híbridos plug-in ou 100% elétricos com diversas opções de alcance. A expectativa é que as células consigam resistir a mais de 3 mil ciclos de recarga.
Chery quer baterias mais resistentes
Ainda na apresentação, a marca mostrou uma célula da bateria funcionando com um pequeno recorte na sua estrutura. Ainda é cedo para avaliar como isso seria aplicado em um contexto de um carro elétrico onde os danos são até muito maiores, mas demonstra a preocupação da marca em desenvolver baterias mais resistentes.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas