O mercado automotivo está passando por uma grande revolução graças ao avanço dos carros desenvolvidos e fabricados na China. Marcas asiáticas estão cada vez mais presentes e populares no Brasil e na Europa, bem como no próprio mercado interno chinês, que apresentou queda nas vendas de carros importados, principalmente os alemães.
Os resultados apresentados pelas fabricantes no terceiro trimestre mostraram uma queda elevada nas vendas no mercado chinês, o maior da Ásia e o maior em carros elétricos do mundo.
A BMW apresentou queda de 30%, a Porsche retraiu 19%, VW -15%, enquanto a Mercedes perdeu 13% do mercado. Segundo a agência de notícias Bloomberg, as marcas alemãs detinha 25% do mercado chinês antes da pandemia. Atualmente, a participação das marcas caiu para 15%.
Por que os chineses preferem os carros locais?
A Bloomberg reporta que os clientes chineses estão mais propensos a adquirir os carros locais, uma vez que os níveis de performance, acabamento e alcance estão parelhos, os modelos chineses vencem os europeus por conta do valor mais acessível.
No segmento de entrada, por exemplo, um BYD Dolphin oferece 420 km de alcance, 0-100 km/h em 7,3 segundos e custa o equivalente a 14 mil dólares. Um Volkswagen ID.3 custa 18 mil dólares, oferece 450 km de alcance e vai de zero a 100 km/h em 7,6 segundos.