x
UAI
EM ALTA

Carro elétrico: previsão de vendas cresce no Brasil; confira

Caso a projeção da Associação seja confirmada, o mercado de carros eletrificados aumentará 170% no período de um ano

Publicidade
Motor 1.8 flex trabalha em conjunto com dois propulsores elétricos, gerando juntos122cv de potência combinada
Motor 1.8 flex trabalha em conjunto com dois propulsores elétricos, gerando juntos122cv de potência combinada Foto: Maria Antônia Rebouças/Esp. EM/D.A Press

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) informou, nesta quarta-feira (23), que revisou a projeção de venda de carros eletrificados no Brasil até o fim de 2024. Segundo o órgão, a nova estimativa é de 160 mil veículos emplacados até o final de dezembro, superando a previsão anterior de 150 mil unidades comercializadas.

O anúncio foi feito pelo presidente da ABVE, Ricardo Bastos, na abertura do E-MOB e C-MOVE, em São Paulo. Caso a projeção da Associação seja confirmada, o mercado de carros eletrificados aumentará 170% no período de um ano. Em 2023, 93.927 veículos elétricos foram comercializados em todo país.

 

Os números oficiais da ABVE mostram que, até o dia 30 de setembro, 13.265 carros elétricos foram vendidos no território brasileiro. No entendimento do órgão, o aumento da quantidade de pontos de recarga impulsionou a quantidade de vendas. Atualmente, o Brasil conta com mais de 10 mil eletropostos. 

A declaração otimista de Bastos aconteceu durante o evento que apresenta inovações em veículos elétricos, híbridos, baterias e soluções de recarga. O E-MOB e C-MOVE acontece no Expo São Paulo até esta quinta-feira (24). 

Projeção até 2030

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), em parceria com o Boston Consulting Group (BCG), elaborou uma pesquisa que mostra dados animadores para o setor de carros elétricos no país. 

Segundo o estudo, existe a expectativa de que pelo menos metade dos automóveis vendidos no Brasil seja representada por carros elétricos até 2030. Uma década depois, em 2040, este número poderá chegar a 90%.

A projeção vai na contramão de alguns empresários, como o presidente da JAC Motors do Brasil, que afirmou, recentemente, ver o mercado de eletrificados desmoronar.  

 

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas