A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) informou, nesta quarta-feira (23), que revisou a projeção de venda de carros eletrificados no Brasil até o fim de 2024. Segundo o órgão, a nova estimativa é de 160 mil veículos emplacados até o final de dezembro, superando a previsão anterior de 150 mil unidades comercializadas.
O anúncio foi feito pelo presidente da ABVE, Ricardo Bastos, na abertura do E-MOB e C-MOVE, em São Paulo. Caso a projeção da Associação seja confirmada, o mercado de carros eletrificados aumentará 170% no período de um ano. Em 2023, 93.927 veículos elétricos foram comercializados em todo país.
Os números oficiais da ABVE mostram que, até o dia 30 de setembro, 13.265 carros elétricos foram vendidos no território brasileiro. No entendimento do órgão, o aumento da quantidade de pontos de recarga impulsionou a quantidade de vendas. Atualmente, o Brasil conta com mais de 10 mil eletropostos.
A declaração otimista de Bastos aconteceu durante o evento que apresenta inovações em veículos elétricos, híbridos, baterias e soluções de recarga. O E-MOB e C-MOVE acontece no Expo São Paulo até esta quinta-feira (24).
Projeção até 2030
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), em parceria com o Boston Consulting Group (BCG), elaborou uma pesquisa que mostra dados animadores para o setor de carros elétricos no país.
Segundo o estudo, existe a expectativa de que pelo menos metade dos automóveis vendidos no Brasil seja representada por carros elétricos até 2030. Uma década depois, em 2040, este número poderá chegar a 90%.
A projeção vai na contramão de alguns empresários, como o presidente da JAC Motors do Brasil, que afirmou, recentemente, ver o mercado de eletrificados desmoronar.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas