x
UAI
Estudar para responder

Japoneses se surpreendem com tecnologia utilizada em carros da BYD

Empresas de tecnologias se espantam com eficiência da marca chinesa para produzir carros acessíveis

Publicidade
BYD Yuan Plus chocou executivos japoneses
BYD Yuan Plus chocou executivos japoneses Foto: BYD Yuan Plus

Os carros japoneses são conhecidos no Brasil pelo alto nível de resistência mecânica. Nos Estados Unidos, por exemplo, já foram famosos por oferecer carros com preços mais acessíveis. Recentemente, o Escritório de Comércio e Indústria da Região Central do Japão desmontou os carros elétricos da BYD para entender como a marca consegue fabricar seus carros a preços tão acessíveis e sem uma queda drástica na qualidade.

Além do BYD Yuan Plus, também foram desmontados, Nio ET5, Tesla Model Y e outros 13 carros de companhias variadas. Os modelos da BYD estão entre os carros importados mais vendidos no Japão, com o BYD Seal sendo o líder de vendas.

A desmontagem desses carros aconteceu durante um seminário específico para carros elétricos que contou com mais de 70 empresas do setor automotivo do Japão.

Yuan Plus rendeu elogios dos japoneses

Os presentes no evento destacaram que é surpreendente como a BYD consegue vender carros por um preço tão acessível. No Japão, o modelo é vendido pelo equivalente a 30 mil dólares, enquanto na China, o preço é 20 mil dólares, e no Brasil, os R$ 235.800 cobrados pelo Yuan Plus equivalem a 41 mil dólares. 

Sho Kato, chefe de departamento da Nissin Seiki, que estava no evento, declarou que se surpreendeu com o pequeno número de peças usadas pelos carros da BYD e da Tesla

Qual a principal vantagem da BYD sobre as demais marcas?

picape híbrida BYD Shark na cor branca em cima de um palco de madeira molhado pela chuva
Picape híbrida Shark é o lançamento mais recente da BYD no Brasil Foto: Luiz Forelli/Vrum/E.M

Enquanto as fabricantes tradicionais precisam de fornecedores para diversas peças para um carro - elétrico ou a combustão -, a BYD consegue controlar quase todo seu processo produtivo. Todas as peças de seus carros, com exceção de vidros e pneus, são fabricadas pela própria BYD. 

Isso é uma vantagem competitiva importante, principalmente na questão das baterias, que correspondem a do custo de um carro elétrico, e a BYD é a segunda maior fabricante desse equipamento em todo o mundo.

Outra vantagem é o sistema de propulsão. No caso dos carros elétricos, o motor é mais simples e demanda menos componentes, mas nos modelos da BYD, motor, inversor e sistema de transmissão são integrados, o que reduz custos.

 Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!