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IPVA: Veja 5 carros para comprar e fugir do imposto

Isenção do IPVA varia entre os estados, mas a maioria já isenta a partir de 15 anos de fabricação

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Primeiro modelo com motor flex comercializado no Brasil foi o VW Gol Power 1.6 TotalFlex, lançado em março de 2003
Primeiro modelo com motor flex comercializado no Brasil foi o VW Gol Power 1.6 TotalFlex, lançado em março de 2003 Foto: Primeiro modelo com motor flex comercializado no Brasil foi o VW Gol Power 1.6 TotalFlex, lançado em março de 2003

Pensando em comprar um carro, mas quer fugir do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), será necessário apostar em um veículo usado e com certo tempo de fabricação. 

Um projeto na câmara dos deputados aprovou uma PEC que padroniza a isenção de pagamento do IPVA para todo o país para carros com 20 anos de produção. Entretanto, a realidade é diferente e em muitos estados, modelos com 15 anos não pagam mais IPVA.

Quais estados dão isenção de IPVA?

Estados Tempo de fabricação
Pernambuco (PE) e Santa Catarina (SC) 30 anos
São Paulo (SP), Mato Grosso do Sul (MS), Acre (AC), Alagoas (AL) e Paraná (PR)  20 anos
Mato Grosso (MT) 18 anos
Rio de Janeiro (RJ), Distrito Federal (DF), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Espírito Santo (ES), Pará (PA), Maranhão (MA), Rondônia (RO), Sergipe (SE), Piauí (PI), Tocantins (TO) e Goiás (GO) 15 anos
Rio Grande do Norte (RN), Roraima (RR) e Amapá (AP) 10 anos

Confira bons carros usados que não pagam mais IPVA:

Volkswagen Gol 

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Primeiro modelo com motor flex comercializado no Brasil foi o VW Gol Power 1.6 TotalFlex, lançado em março de 2003 Foto: Divulgação

Isento de IPVA em diversos estados, o Volkswagen Gol de “terceira geração” é uma ótima opção. Com mecânica simples e acessível, o modelo faz sucesso no mercado de usados e pode ser encontrado nas configurações de duas ou quatro portas e com motores 1.0 de 8 ou 16 válvulas, 1.0 turbo, 1.6 e até mesmo 2.0. 

Os preços variam conforme ano, versão e quantidade de portas, mas segundo a Fipe, uma unidade 2005 tem preço médio de 13 mil reais.

Fiat Siena

Fiat Siena apresenta bom porta-malas e visual modernizado
Fiat Siena apresenta bom porta-malas e visual modernizado Foto: Divulgação

A versão “sedan” do Palio fez muito sucesso no mercado brasileiro por trazer o visual moderno do hatchback, mas com amplo espaço de porta-malas (500 litros). Com versões 1.0 e 1.8, o modelo pode ser uma ótima opção para quem precisa de espaço, podendo ser encontrado por cerca de R$ 15 mil.

Chevrolet Corsa 

Corsa sedan na cor dourada
Chevrolet Corsa Sedan Foto: Divulgação

A segunda geração do Corsa vendido no Brasil apresentou uma grande evolução em comparação com o modelo inicialmente ofertado. Conhecido como “corsão”, o modelo vinha de um projeto da Opel, braço europeu da GM.

O modelo era equipado com motores 1.0 e 1.8 e tem valor médio de R$ 13 mil no mercado de usados. Fuja da versão “Auto Clutch”, que tentava popularizar as transmissões automáticas e só ficou em linha por um ano.

Chevrolet Vectra

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Segunda geração do Vectra é uma das mais queridas pelo público brasileiro Foto: Divulgação

O sedan da Chevrolet marcou época nos anos 2000 pelo elevado nível de conforto. Oferecido em três gerações, foi vendido no Brasil entre 1994 e 2011. Os modelos mais vendidos são os da segunda geração, vendida entre 1996 e 2005.

Apesar do conforto e desempenho, o principal ponto negativo do Vectra, independente da versão, sempre foi o elevado consumo de combustível.

Volkswagen Polo

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Os faróis redondos duplos foram a marca registrada do modelo de 2003 a 2006 Foto: Reprodução

Hoje líder de vendas no mercado brasileiro, a vida do Polo nem sempre teve tanto sucesso. A segunda geração foi oferecida no Brasil a partir de 2003 e ficou famosa pelo desenho que lembrava os carros da Mercedes-Benz, e teve relativo sucesso no mercado, mesmo mais caro que Gol e Fox, justificava o preço pelo acabamento elevado.

Os modelos com motor 1.6 são os mais fáceis de encontrar no mercado de usados, com valores na casa dos R$ 20 mil. A recomendação é evitar os modelos com motor 1.0 16v, que ficaram conhecidos por não conseguir entregar um desempenho à altura convincente.