Os carros elétricos e também os híbridos plug-in estão em alta no mercado brasileiro. Isso faz com que muitas dúvidas sobre essa tecnologia inovadora. Principalmente por conta do tempo de recarga e custos de carregamento doméstico.
Qual o tempo de recarga de um carro elétrico?
Essa pergunta não tem uma resposta exata e depende de diversos fatores, como a capacidade de recarga do aceita pelo veículo, potência máxima do carregador e até a rede elétrica onde o carregador está instalado. Outras variáveis como a temperatura ambiente e das baterias também podem influenciar nessa questão.
Tomada doméstica
Apesar da forma mais simples de carregar um carro elétrico, utilizar a tomada de casa demanda cuidados. Em fiações antigas, é recomendado usar uma amperagem menor, o que faz com que a velocidade de recarga seja extremamente reduzida. Para obter melhores desempenhos, é necessário que a tomada esteja aterrada e seja de 220 volts e 20 Amperes, pensando em garantir a segurança da rede elétrica da residência e também do kit de baterias do carro.
O BYD Dolphin, o carro elétrico mais vendido do Brasil, leva cerca de 10h para carregar de 0 a 100% em uma tomada doméstica de 220 volts e 20 Amperes, mas o tempo pode ser superior a 45 horas utilizando uma amperagem menor.
Esse tipo de recarga é recomendado somente para casos emergenciais, e muitos proprietários de carros elétricos usam essa opção durante viagens onde o carro ficará alguns dias parado, já que a potência máxima gira em torno dos 3 kW.
Carregador Wallbox
Os carregadores wallbox são pequenas caixas que ficam presas em paredes e permitem a recarga de carros elétricos. Esse equipamento demanda uma conexão robusta com a rede elétrica e garante uma velocidade de recarga superior às tomadas domésticas.
Utilizando corrente alternada (AC), esses equipamentos apresentam potência de recarga de até 22 kW, mas não necessariamente todo carro elétrico usará a potência máxima do equipamento.
O Renault Megane E-tech possui 7,4 kWh de capacidade de recarga AC, e leva 9h e 15 minutos para completar as baterias de 60 kWh. No caso do Volvo EX30, por exemplo, as baterias de 69 kWh levam 8 horas para serem recarregadas.
Carregadores rápidos
Geralmente instalados em rodovias, os carregadores rápidos utilizam corrente contínua (DC) e têm esse nome pois possuem alta potência (150 kW) e conseguem fazer com que os carros recuperem autonomia de forma bem rápida.
Nesse equipamento, um Volvo EX30 recupera de 10% a 80% da capacidade das baterias em 28 minutos a 175 kW. Já o Renault Megane E-Tech, por exemplo, consegue ir até 80% em 30 minutos, utilizando 130 kW no máximo.
Os BYD Dolphin e Dolphin Mini, recuperam de 30% a 80% em 30 minutos, enquanto o Seal, faz em menos de meia hora.
Carregadores rápidos limitam em 80%?
Como você percebeu, as fabricantes divulgam o tempo de recarga até 80%, mas isso não significa que os carros parem de recarregar após esse nível de bateria.
Por medida de segurança, a velocidade de recarga é reduzida após os 80% para não superaquecer o pacote de baterias e assim garantir um prolongamento da vida útil do equipamento. Justamente por conta da redução da capacidade de recarga, as fabricantes não divulgam o tempo total de recarga rápida, mas basta conectar o carro no carregador para ter uma estimativa total.
Quanto custa para carregar um carro elétrico em casa?
Nesse caso, os valores também serão variáveis dependendo do tamanho das baterias que equipam o carro e do preço do kWh na residência onde o carro será carregado. Segundo a Cemig, o custo da energia em Belo Horizonte com bandeira vermelha 2 é de R$ 0,87/kWh. Para obter o cálculo, portanto, basta multiplicar o preço da energia pelos kWh da bateria do carro.
Voltemos para o exemplo do BYD Dolphin e suas baterias de 44,9 kWh, serão necessários 39,06 reais para completar a bateria do hatchback elétrico e percorrer 291 km (segundo o inmetro. Em média, cada km percorrido custa 13 centavos para o motorista.
Em postos públicos pagos, além do valor do kWh mais caro, é necessário pagar ainda uma taxa de uso do equipamento, que está sujeita a diversas variáveis.
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