x
UAI
Saiba todos os detalhes!

Quanto custa e quanto tempo leva para carregar um carro elétrico em casa?

Com a popularidade crescente dos carros elétricos, perguntas desse tipo são cada vez mais frequentes

Publicidade
Com a popularidade dos carros elétricos, carregamento se torna cada vez mais importante no Brasil e no mundo
Com a popularidade dos carros elétricos, carregamento se torna cada vez mais importante no Brasil e no mundo Foto: Audi/Divulgação

Os carros elétricos e também os híbridos plug-in estão em alta no mercado brasileiro. Isso faz com que muitas dúvidas sobre essa tecnologia inovadora. Principalmente por conta do tempo de recarga e custos de carregamento doméstico.

Qual o tempo de recarga de um carro elétrico?

Essa pergunta não tem uma resposta exata e depende de diversos fatores, como a capacidade de recarga do aceita pelo veículo, potência máxima do carregador e até a rede elétrica onde o carregador está instalado. Outras variáveis como a temperatura ambiente e das baterias também podem influenciar nessa questão.

Tomada doméstica

Apesar da forma mais simples de carregar um carro elétrico, utilizar a tomada de casa demanda cuidados. Em fiações antigas, é recomendado usar uma amperagem menor, o que faz com que a velocidade de recarga seja extremamente reduzida. Para obter melhores desempenhos, é necessário que a tomada esteja aterrada e seja de 220 volts e 20 Amperes, pensando em garantir a segurança da rede elétrica da residência e também do kit de baterias do carro.

Porta-malas Volkswagen ID.4
Volkswagen ID.4 conta com carregador de emergência e permite recargas em casa Foto: Maurício Campelo/EM

O BYD Dolphin, o carro elétrico mais vendido do Brasil, leva cerca de 10h para carregar de 0 a 100% em uma tomada doméstica de 220 volts e 20 Amperes, mas o tempo pode ser superior a 45 horas utilizando uma amperagem menor.

Esse tipo de recarga é recomendado somente para casos emergenciais, e muitos proprietários de carros elétricos usam essa opção durante viagens onde o carro ficará alguns dias parado, já que a potência máxima gira em torno dos 3 kW.

Carregador Wallbox

20210917162452925372u
Instalação de um Wallbox precisa ser feita por profissional qualificado e precisa de análise da rede elétrica Foto: Divulgação

Os carregadores wallbox são pequenas caixas que ficam presas em paredes e permitem a recarga de carros elétricos. Esse equipamento demanda uma conexão robusta com a rede elétrica e garante uma velocidade de recarga superior às tomadas domésticas. 

Utilizando corrente alternada (AC), esses equipamentos apresentam potência de recarga de até 22 kW, mas não necessariamente todo carro elétrico usará a potência máxima do equipamento. 

O Renault Megane E-tech possui 7,4 kWh de capacidade de recarga AC, e leva 9h e 15 minutos para completar as baterias de 60 kWh. No caso do Volvo EX30, por exemplo, as baterias de 69 kWh levam 8 horas para serem recarregadas.

Carregadores rápidos

eletroposto volvo de recarga rápida
Entre as fabricantes, Volvo é a que mais investe na infraestrutura de recarga Foto: Divulgação

Geralmente instalados em rodovias, os carregadores rápidos utilizam corrente contínua (DC) e têm esse nome pois possuem alta potência (150 kW) e conseguem fazer com que os carros recuperem autonomia de forma bem rápida.

Nesse equipamento, um Volvo EX30 recupera de 10% a 80% da capacidade das baterias em 28 minutos a 175 kW. Já o Renault Megane E-Tech, por exemplo, consegue ir até 80% em 30 minutos, utilizando 130 kW no máximo.

Os BYD Dolphin e Dolphin Mini, recuperam de 30% a 80% em 30 minutos, enquanto o Seal, faz em menos de meia hora. 

Carregadores rápidos limitam em 80%?

Como você percebeu, as fabricantes divulgam o tempo de recarga até 80%, mas isso não significa que os carros parem de recarregar após esse nível de bateria.

Por medida de segurança, a velocidade de recarga é reduzida após os 80% para não superaquecer o pacote de baterias e assim garantir um prolongamento da vida útil do equipamento. Justamente por conta da redução da capacidade de recarga, as fabricantes não divulgam o tempo total de recarga rápida, mas basta conectar o carro no carregador para ter uma estimativa total.

Quanto custa para carregar um carro elétrico em casa?

 

Painel de instrumentos de um Renault Megane E-tech com um desenho do carro em azul ao centro e exibindo informações do tempo de recarga
Carros elétricos apontam estimativa de tempo de recarga no painel de instrumentos Foto: Maurício Campelo/Vrum

Nesse caso, os valores também serão variáveis dependendo do tamanho das baterias que equipam o carro e do preço do kWh na residência onde o carro será carregado. Segundo a Cemig, o custo da energia em Belo Horizonte com bandeira vermelha 2 é de R$ 0,87/kWh. Para obter o cálculo, portanto, basta multiplicar o preço da energia pelos kWh da bateria do carro.

Voltemos para o exemplo do BYD Dolphin e suas baterias de 44,9 kWh, serão necessários 39,06 reais para completar a bateria do hatchback elétrico e percorrer 291 km (segundo o inmetro. Em média, cada km percorrido custa 13 centavos para o motorista.


Em postos públicos pagos, além do valor do kWh mais caro, é necessário pagar ainda uma taxa de uso do equipamento, que está sujeita a diversas variáveis.