O segmento de picapes médias está em alta no Brasil e no mundo e até a sul-coreana Kia quer fazer parte da festa. A fabricante de Seul apresentou oficialmente a Tasman, sua primeira picape média que aposta em visual pra lá de controverso.
A novidade estreia uma nova plataforma na família Kia/Hyundai, já que nunca o grupo havia disponibilizado um veículo deste porte, apesar de apostar em utilitários leves com caminhões da família HR e Bongo. O foco das vendas da Kia Tasman será a Oceania, Oriente Médio, África e até América Latina.
Visual único
A Tasman será um carro identificável muito facilmente, graças ao desenho completamente diferente das demais picapes. O projeto assinado por Karim Habib, se destaca pelo capô de tamanho muito generoso e com as extremidades arredondadas, grade frontal e acabamentos de para-choque na cor preta e pequenos faróis laterais, que parecem ter saído de um Picanto.
Nas laterais, os detalhes arredondados estão presentes no desenho da caçamba e caimento de teto, bem como nos apliques laterais acima da caixa de roda, que poderão ser removidos em kit opcional.
A picape mede 5,41 metros de comprimento; 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. A caçamba tem capacidade para transportar 1.195 kg ou 1.173 litros. As dimensões são superiores a Ford Ranger e Toyota Hilux.
Interior digno de SUV de luxo
Foi-se o tempo onde as picapes eram exclusivamente de trabalho e agora precisam ser versáteis e atender as necessidades da lida e oferecer luxo e conforto. A caminhonete da Kia oferece painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, tela auxiliar de 5” e multimídia de 12,3” e mantém controles no painel de instrumentos.
A Tasman terá ainda diversos porta-objetos pela cabine, mas abaixo dos bancos traseiros estão dois nichos específicos para ampliar a capacidade de porta-trecos da picape e pode servir como um espaço para guardar bolsas, sacolas de mercado, ou ferramentas.
A lista de equipamentos conta ainda com carregador de celular sem fio, bancos traseiros reclináveis, sistema de som Harman Kardon (opcional) e 13 acessórios, incluindo caçamba para carga seca.
Carrocerias e motores variados
Por ser oferecida para diversos públicos, a Kia irá oferecer opções variadas tanto de carroceria quanto na parte mecânica. A Tasman terá versões cabine dupla e cabine simples, com ou sem caçamba.
Os motores serão 2.5 a gasolina de 281 cv e 43 kgfm com transmissão manual de seis marchas ou automática de oito velocidades. Já a opção turbodiesel terá 2.2 litros e 210 cv de potência e 45 kgfm de torque.
Será vendida no Brasil?
Segundo o portal Autos Segredos, a picape será fabricada no Uruguai na fábrica da Nordex, que atualmente produz Fiat Titano, Ford Transit e Kia Bongo. A linha da picape coreana estreará na América do Sul em meados de 2025 ou e início de 2026, logo após a produção da picape da Fiat ser transferida para a fábrica da Stellantis em Córdoba, na Argentina.
A produção local pode ser um forte indício do início das vendas da picape nos países do continente, com Brasil e Argentina sendo os principais mercados.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!