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Missão complexa!

Ford: CEO promete que Ranger elétrica será revolucionária

Caminhonete está sendo desenvolvida por uma equipe especial e terá missão de ser acessível

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Ranger elétrica priorizará aspectos como autonomia, utilidade e usabilidade para os clientes.
Ranger elétrica priorizará aspectos como autonomia, utilidade e usabilidade para os clientes. Foto: Ford/ divulgação

As vendas de carros elétricos estão em um ritmo mais lento do que muitos fabricantes imaginaram no passado, mas isso não significa que elas deixarão de oferecer esses carros. No último trimestre, as vendas da F-150 Lightning dobraram nos Estados Unidos, mostrando que há espaço para esses carros. O CEO da Ford, Jim Farley, declarou que a Ranger elétrica irá revolucionar o segmento de carros elétricos

Apesar de recente no mercado brasileiro, a Ranger já faz dois anos no mercado global e a Ford já trabalha na reestilização da geração atual, que deve estrear em meados de 2026 e 2027, quando o visual atual terá cinco anos de lançamento.

De acordo com o portal Carscoops, a Ranger EV deve chegar em 2027, baseada em uma plataforma inédita. Ainda não se sabe se o modelo a combustão ganhará a nova base ou se será algo exclusivo para a picape elétrica, que deve ser a alternativa mais lógica para a Ford.

Picape em cor branca estacionada diagonalmente
Ranger já oferece opção híbrida plug-in na Austrália Foto: Ford/ Divuulgação

Jim Farley declarou durante a coletiva de resultados da Ford que já viu muitos projetos “que mudam o jogo”, mas a Ranger elétrica “é um dos mais empolgantes” e está sendo pensada para clientes que “buscam mais alcance, utilidade e versatilidade”. 

O CEO ainda aproveitou para dar uma alfinetada nos rivais chineses, como a BYD que irá fazer a picape híbrida Shark no México. A Ranger 100% elétrica irá igualar os custos de produção de qualquer marca chinesa com fábrica no México no futuro”, o que dá a entender que a Ranger elétrica será mais em conta.

Ford Mustang Mach-E GT Performance.
Ford Mustang Mach-E GT Performance. Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Por ter citado o México, Farley dá a entender que a Ranger elétrica será produzida na fábrica de Cuautitlán, junto do Mustang Mach-E, que usa uma plataforma "adaptada" da base usada por Focus, Maverick e Bronco Sport.

Por falar em custos, o executivo aproveitou para destacar que a Ford conseguiu reduzir os custos de produção de seus carros elétricos em cerca de 1 bilhão de dólares, o que fez com que o Mustang Mach-E ficasse 5 mil dólares (R$ 28,8 mil) mais acessível. 

Farley acredita que cortar custos é o caminho que a Ford precisa seguir para ter veículos mais rentáveis.