Muitas pessoas ainda têm medo de realizar viagens com carros 100% elétricos por conta da dificuldade em encontrar postos de recarga, especialmente em trajetos rumo a cidades do interior. Entretanto, o planejamento com antecedência e o conhecimento são grandes aliados dos viajantes que usam carros elétricos para se locomover. Entenda como se preparar para uma viagem de carro elétrico e algumas rotas atendidas por carregadores.
Rotas elétricas
No início da mobilidade elétrica no Brasil, encontrar carregadores era tarefa muito árdua, tanto que somente as próprias fabricantes instalavam esses equipamentos em locais públicos. Uma dessas fabricantes é a Volvo, que conta com 58 eletropostos de carga rápida instalados no país, cobrindo quatro regiões e 19 mil km.
Segundo a marca sueca, são 37 rotas cobertas 100% com os carregadores da marca, que incluem São Paulo a Belo Horizonte, Brasília a Belo Horizonte, Rio de Janeiro a BH, João Pessoa a Campina Grande, entre outras cidades.
A marca afirma que grandes rotas também são possíveis como por exemplo: Cabo Frio (RJ) a Foz do Iguaçu (PR) ou Torres (RS), distâncias de 2 mil e 1.700 km, respectivamente; Vitória (ES) a Ilhéus (BA) de 720 km, ou os 900 km entre Rondonópolis a Sinop.
A Volvo afirma que todas essas distâncias podem ser realizadas graças às instalações realizadas pela própria marca em locais públicos, e que clientes Volvo podem recarregar seus carros híbridos e elétricos de forma gratuita.
Aplicativos ajudam
Aplicativos como Plugshare, por exemplo, podem ajudar a planejar a viagem e possuem até uma seção específica para planejar rotas, permitindo visualizar os carregadores no caminho, o endereço e em qual estabelecimento estão instalados.
Apesar de contar com comentários dos usuários que podem informar se o carregador funciona e particulares do local de instalação, o aplicativo ainda apresenta algumas falhas, o que pode fazer com que o usuário chegue no carregador e esteja desligado, ou não possa utilizar por diversos fatores.
Em concessionárias, por exemplo, alguns usuários relatam que o uso é restrito para clientes da marca e não conseguem realizar a recarga, enquanto outros afirmam que mediante uma conversa com os funcionários, o carregador pode ser liberado.
No caso específico do Plugshare, é possível determinar uma distância entre carregadores para evitar que o motorista fique sem bateria. Selecionando a opção “Mostrar estimativa de autonomia”, o app irá analisar os carregadores e estimar se o usuário conseguirá chegar em cada ponto de recarga com aquela autonomia indicada. Apesar de não ser extremamente preciso, a ferramenta ajuda.
É seguro viajar com carro elétrico?
Sim, não há problema nenhum em viajar com um carro elétrico. Entretanto, em grandes distâncias, questões como estacionar de madrugada para carregar em lugares remotos, carregadores com defeitos ou até mesmo desligados podem representar perigo na viagem, o que pode fazer com que muitos desistam dessa ideia.
No geral, é importante sempre considerar o alcance máximo do seu carro elétrico na hora de programar uma viagem e buscar pontos de recarga que funcionem entre o horário da viagem para evitar problemas e chegar ao destino com segurança.
Região norte com poucos carregadores
Como é possível observar, a maior parte dos carregadores elétricos no Brasil está concentrada na região sudeste, enquanto a região Norte é a mais escassa em termos de equipamentos para recarga, mesmo os de uso privado.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!