Transmissões automatizadas dão medo em muitas pessoas, afinal, o passado do brasileiro com esses câmbios não é positivo. O novo Hyundai Creta, lançado no último mês, é equipado com essa transmissão e a marca sul-coreana fez questão de explicar como o sistema funciona e a garantia.
O sistema será exclusivo da versão topo de linha equipada com motor 1.6 turbo. A transmissão automatizada de dupla embreagem (DC7) funciona com atuadores elétricos que acionam as embreagens e o sistema de troca de marchas. Marchas ímpares possuem um disco de embreagem próprio, enquanto um segundo fica conectado às marchas pares e à ré.
Enquanto o sistema de embreagens é seco, as engrenagens das marchas são lubrificadas por óleo de transmissão, que teve uma viscosidade aprimorada, segundo a Hyundai.
A marca sul-coreana diz que esse câmbio é a segunda geração da transmissão de dupla embreagem, e que essa versão atualizada teve as os discos de embreagens redesenhados, óleo com nova especificação, novos materiais, simplificação dos conectores e chicotes elétricos, bem como uma junta selada, que previne potenciais vazamentos.
Testado no Brasil
Segundo a Hyundai, esse novo câmbio de dupla embreagem foi testado em mais de 90 mil quilômetros em trechos de serra e com topografia acentuada para que a resistência e força de seus componentes pudessem ser validados. A marca afirma que após o teste, as embreagens possuíam dois terços de vida útil remanescente.
Qual a garantia?
De acordo com a Hyundai, a transmissão terá cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, desde que “respeitadas as condições de uso previstas para o veículo”. A garantia cobre defeitos de qualidade das embreagens desde que o uso e as manutenções sejam realizadas conforme recomendações da Hyundai.
A Hyundai destaca ainda que desgaste prematuro causado por “mau uso”, bem como modificações intencionais não autorizadas aos componentes e software do veículo, não são cobertos pela garantia.
Qual a vantagem da transmissão de dupla embreagem?
Os câmbios automatizados de dupla embreagem se destacam pela troca de marchas mais velozes e precisas que uma caixa automática tradicional, o que permite uma otimização do uso de combustível e uma redução nos níveis de emissões de poluentes.
Além do Hyundai Creta 1.6 Turbo, o Renault Kardian também foi lançado com uma transmissão de dupla embreagem, e a Fiat Toro com conjunto mecânico híbrido também usará essa tecnologia, que deve ser expandida para outros modelos das marcas citadas.
Aplicação em diversos modelos ao redor do mundo
A Hyundai afirma que a mesma transmissão usada pelo Novo Creta 1.6 Turbo é utilizada por Elantra, Tucson e Kona, vendidos na Europa, Ásia, Oriente Médio, Austrália e outros países da América Central e do Sul.
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