x
UAI
Jeitinho brasileiro

Produção nacional de BYD não começará em 2024

Devido ao atraso na chegada das máquinas, a BYD deverá adiar outra vez o início das atividades de produção no Brasil

Publicidade
Produção nacional de BYD não começará em 2024
Produção nacional de BYD não começará em 2024 Foto: Divulgação

Após iniciar a venda carros elétricos no Brasil, os representantes da BYD garantiram que até meados de 2024 haveria uma fábrica para a produção nacional de veículos da marca chinesa. Entretanto, houve um atraso na chegada das máquinas necessárias para a fabricação e com isso, os representantes anunciaram o adiamento para o primeiro semestre de 2025.

BYD Seal
BYD Seal Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

O galpão onde ocorreria a produção dos veículos da BYD já está quase pronto, porém, o maquinário necessário para a fabricação foi barrado no porto de Salvador, na Bahia. Por conta desse imprevisto, talvez esse prazo seja adiado novamente.


O motivo para essa demora, é devido ao atraso para a liberação do maquinário necessário para montar os veículos. Isso acontece pois a BYD espera pela aprovação no pedido de redução de tarifas, que foi solicitada porque essas máquinas são importadas da China

BYD Tan EV 2025
BYD Tan EV 2025 Foto: Divulgação/BYD

É uma solicitação importante pois como as máquinas não são feitas aqui e não há outras semelhantes no país, a empresa pode receber incentivos fiscais para importar esse equipamento. 

Dolphin Plus EV prata de lateral em movimento no asfalto
Veja a desvalorização dos seis principais carros elétricos do mercado Foto: BYD / Divulgação

A ideia da BYD é de que, com a fábrica, haja a produção de pelo menos 300 mil carros até 2028, segundo o vice-presidente da empresa no Brasil, Alexandre Baldy. Ainda segundo ele, a BYD terá mais duas fábricas para construir nessa área, uma com foco na produção das baterias dos veículos, e outra para a fabricação de caminhões leves. A confecção desses projetos está prevista para começar até o final de 2025.


  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas