x
UAI
Preocupante

Estudo aponta aumento de infrações de trânsito por uso de celular no país

Veja quais são os principais tipos de distrações, valor das multas e medida de conscientização

Publicidade
Uso de celular ao volante é uma das maiores causas de acidentes
Uso de celular ao volante é uma das maiores causas de acidentes Foto: Reprodução

Nova pesquisa realizada pela Zapay, apresentou um dado preocupante sobre a rotina no trânsito brasileiro. Os dados coletados entre janeiro e setembro deste ano, apontam um aumento de 157%, comparado ao ano de 2023, de infrações por uso de celular na condução de um veículo. Vale destacar que desde 2016, esse assunto é pauta de noticiários em grandes cidades, como no Rio de Janeiro, onde foram registrados 25.204 casos entre janeiro e maio daquele ano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de smartphones ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes entre motoristas e pedestres. Este perigo cada vez mais comum na rotina de muitos condutores, alerta para que a atenção durante as viagens seja redobrada e caso seja extremamente necessário usar o celular, deve-se buscar um local para estacionar o veículo para evitar acidentes.

"O que muitos motoristas não percebem é que o uso do celular ao dirigir compromete a sua capacidade de reação a imprevistos”, cita o cofundador e Diretor de Assuntos Governamentais da fintech, Pedro Vogado que complementou: “O risco de uma criança ou um animal atravessar a pista de forma inesperada é real, e qualquer distração pode ser fatal. Aqueles milissegundos de desatenção podem ser decisivos entre evitar ou causar um acidente."

Diante deste cenário de aumento das ocorrências e gravidade da infração, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) adotou o mês de outubro para conscientizar os motoristas brasileiros sobre o tema, que é tão perigoso quanto a embriaguez ao volante. Segundo a RAC Foundation, 35% do tempo de reação do motorista é retardado caso ele esteja respondendo alguma mensagem no celular.

A própria Senatran adotou o slogan: "Paz no trânsito começa por você”, para todas as campanhas educativas de trânsito, promovidas pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) neste ano.

O estudo destacou que a distração ao volante pode ocorrer de três formas:

Visual: quando o condutor desvia os olhos da via pública para olhar para a tela;

Manual: ao retirar as mãos do volante para segurar o aparelho;

Cognitiva: quando o condutor desvia o foco mental da tarefa de dirigir ao se concentrar em uma conversa no celular, mesmo quando usa o viva-voz.

Estas distrações podem ocasionar em multas conforme explicadas no artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo elas:

Dirigir com apenas uma mão, enquanto usa o celular com a outra: infração gravíssima, com 7 pontos na CNH e multa de R$ 293,47;

Usar o celular no viva-voz ou com fones de ouvido: infração média, com 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas