A Fiat inicia uma nova fase em sua operação no Brasil. 2024 marca a chegada dos primeiros carros híbridos da marca, os SUVs Pulse e Fastback. Com tecnologia híbrida-leve, os modelos prometem uma pequena redução no consumo de combustível, menos ruído ao rodar e menos emissão de CO2. O Pulse híbrido chega custando a partir de R$ 125.990, enquanto o Fastback híbrido tem preço de R$ 151.990
.
Como funciona o sistema híbrido da Fiat?
Tanto Pulse quanto Fastback são equipados com a tecnologia de entrada de eletrificação da Stellantis. Esse sistema “híbrido leve” é composto por duas baterias de 12V, uma de chumbo-ácido localizada no cofre do motor (a bateria tradicional) e uma de íon de lítio, posicionada abaixo do banco do motorista. Além disso, o alternador foi substituído por um motor elétrico multifuncional de 4 cv, que substitui alternador e motor de partida. Há ainda o sistema DBSM, um módulo que controla a gestão das baterias de acordo com a necessidade do veículo.
Apesar do motor elétrico ter 4 cv de potência, os números de potência e torque segue sendo o mesmo do motor T200 tradicional: 130 cv de potência no etanol e 125 cv na gasolina. O torque máximo do propulsor a combustão é de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. O torque adicional gerado pelo motor elétrico não foi divulgado pela marca.
O modo híbrido de Pulse e Fastback tem quatro modos de operação:
e-Start&Stop: Quando o carro para completamente o motor a combustão é desligado. Em desacelerações, o motor fica funcionando para regenerar energia para as baterias.
e-Assist: Em acelerações e retomadas, as baterias fornecem energia para o motor elétrico que entrega torque adicional para o motor a combustão e reduzindo o consumo de combustível.
Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da energia das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e íon de lítio serão carregadas. No modo Neutro, o sistema irá manter as cargas elétricas do veículo.
e-regen: segundo a Fiat, essa função faz com que a energia mecânica seja convertida em energia elétrica e será armazenada nas duas baterias. Esse sistema regenera até 25% da energia desperdiçada por um motor convencional. É importante ressaltar que essa recuperação não acontece nas frenagens, e sim da desaceleração.
Todo esse gerenciamento acontece de forma automática e poderá ser acompanhado pelo motorista no painel digital de 7 polegadas das versões Impetus e de 3,5” na versão Audace.
Qual o consumo de combustível de Pulse e Fastback híbridos?
Segundo a Fiat, a motorização híbrida pode garantir até 11,5% de economia de combustível no caso do Fastback quando abastecido com gasolina.
Confira os dados de consumo segundo o Inmetro:
Pulse flex | Cidade | Estrada |
Etanol |
8,4 | 10,2 |
Gasolina | 12,1 | 14,4 |
Pulse híbrido | Cidade | Estrada |
Etanol | 9,3 | 10,2 |
Gasolina | 13,4 | 14,4 |
Fastback Flex | Cidade | Estrada |
Etanol | 8,1 | 9,7 |
Gasolina | 11,3 | 13,9 |
Fastback híbrido | Cidade | Estrada |
Etanol | 8,9 | 9,8 |
Gasolina | 12,6 | 13,9 |
Versões Audace e Impetus serão híbridas
Tanto o Pulse quanto o Fastback terão, a partir da linha 2025, as versões Audace 1.0 turbo e Impetus 1.0 turbo substituídas pelas opções com motor híbrido. No caso do SUV compacto, isso significa que o modelo deixará de oferecer o conjunto 1.0 turbo sem eletrificação, mas no caso do Fastback, a versão de entrada continuará com a opção turboflex tradicional.
Itens de série
Pulse Audace T200 Hybrid AT - R$ 125.990
Cor Azul Amalfi, motor T200 híbrido, multimídia 10,1 polegadas, banco bipartido, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, partida por botão, carregador de celular sem fio, rodas de liga leve de 16”, volante em couro.
Pulse Impetus T200 Hybrid AT - R$ 140.990
Itens da versão Audace + painel de instrumentos de 7”, sensor de estacionamento dianteiro, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, retrovisor com tilt down e rebatimento, farol alto automático, sensor de chuva, bancos em couro, rodas de 17” e teto bicolor.
Fastback Audace T200 Hybrid AT - R$ 151.990
Cor Azul Amalfi, motor T200 híbrido, partida por botão e remota, carregador de celular sem fio, multimídia de 10,1”, assistência de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, sensor de chuva e farol alto automático.
Fastback Impetus T200 Hybrid AT - R$ 161.990
Itens da versão Audace + painel digital de 7”, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, retrovisor com rebatimento e tilt down, rodas de 18”, reto bicolor, bancos em couro.
Acompanhe o Portal Vrum também no Youtube e DailyMotion