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Valem e pena?

Fiat apresenta Pulse e Fastback híbridos; veja consumo e preços

Modelos estreiam sistema híbrido-leve da marca italiana e são grandes novidades na linha 2025 dos SUVs

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Fiat Pulse e Fastback híbridos chegam chegam na cor Azul Amalfi, estreando no Fastback
Fiat Pulse e Fastback híbridos chegam chegam na cor Azul Amalfi, estreando no Fastback Foto: Divulgação/Fiat

A Fiat inicia uma nova fase em sua operação no Brasil. 2024 marca a chegada dos primeiros carros híbridos da marca, os SUVs Pulse e Fastback. Com tecnologia híbrida-leve, os modelos prometem uma pequena redução no consumo de combustível, menos ruído ao rodar e menos emissão de CO2. O Pulse híbrido chega custando a partir de R$ 125.990, enquanto o Fastback híbrido tem preço de R$ 151.990
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Como funciona o sistema híbrido da Fiat?

Tanto Pulse quanto Fastback são equipados com a tecnologia de entrada de eletrificação da Stellantis. Esse sistema “híbrido leve” é composto por duas baterias de 12V, uma de chumbo-ácido localizada no cofre do motor (a bateria tradicional) e uma de íon de lítio, posicionada abaixo do banco do motorista. Além disso, o alternador foi substituído por um motor elétrico multifuncional de 4 cv, que substitui alternador e motor de partida. Há ainda o sistema DBSM, um módulo que controla a gestão das baterias de acordo com a necessidade do veículo.

Apesar do motor elétrico ter 4 cv de potência, os números de potência e torque segue sendo o mesmo do motor T200 tradicional: 130 cv de potência no etanol e 125 cv na gasolina. O torque máximo do propulsor a combustão é de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. O torque adicional gerado pelo motor elétrico não foi divulgado pela marca.

Modelos híbridos da Fiat serão identificados por emblema ao lado direito da tampa do porta-malas
Modelos híbridos da Fiat serão identificados por emblema ao lado direito da tampa do porta-malas Foto: Divulgação/Fiat


O modo híbrido de Pulse e Fastback tem quatro modos de operação:

e-Start&Stop: Quando o carro para completamente o motor a combustão é desligado. Em desacelerações, o motor fica funcionando para regenerar energia para as baterias.

e-Assist: Em acelerações e retomadas, as baterias fornecem energia para o motor elétrico que entrega torque adicional para o motor a combustão e reduzindo o consumo de combustível.

Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da energia das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e íon de lítio serão carregadas. No modo Neutro, o sistema irá manter as cargas elétricas do veículo.

e-regen: segundo a Fiat, essa função faz com que a energia mecânica seja convertida em energia elétrica e será armazenada nas duas baterias. Esse sistema regenera até 25% da energia desperdiçada por um motor convencional. É importante ressaltar que essa recuperação não acontece nas frenagens, e sim da desaceleração.

Todo esse gerenciamento acontece de forma automática e poderá ser acompanhado pelo motorista no painel digital de 7 polegadas das versões Impetus e de 3,5” na versão Audace. 

Painel de instrumentos com indicação do fluxo de energia do sistema híbrido
Painel de instrumentos com indicação do fluxo de energia do sistema híbrido Foto: Divulgação/Fiat

Qual o consumo de combustível de Pulse e Fastback híbridos?

Segundo a Fiat, a motorização híbrida pode garantir até 11,5% de economia de combustível no caso do Fastback quando abastecido com gasolina.

Confira os dados de consumo segundo o Inmetro:

Pulse flex Cidade Estrada
Etanol
8,4 10,2
Gasolina 12,1 14,4

 

Pulse híbrido Cidade Estrada
Etanol 9,3 10,2
Gasolina 13,4 14,4

 

Fastback Flex Cidade Estrada
Etanol 8,1 9,7
Gasolina 11,3 13,9

 

Fastback híbrido Cidade Estrada
Etanol 8,9 9,8
Gasolina 12,6 13,9

Versões Audace e Impetus serão híbridas

Interior do Pulse não apresentou muitas diferenças em relação ao modelo Impetus anterior
Interior do Pulse Impetus híbrido não apresentou muitas diferenças em relação ao modelo Impetus anterior Foto: Divulgação/Fiat

Tanto o Pulse quanto o Fastback terão, a partir da linha 2025, as versões Audace 1.0 turbo e Impetus 1.0 turbo substituídas pelas opções com motor híbrido. No caso do SUV compacto, isso significa que o modelo deixará de oferecer o conjunto 1.0 turbo sem eletrificação, mas no caso do Fastback, a versão de entrada continuará com a opção turboflex tradicional.

Itens de série

Pulse Audace T200 Hybrid AT - R$ 125.990

Cor Azul Amalfi, motor T200 híbrido, multimídia 10,1 polegadas, banco bipartido, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, partida por botão, carregador de celular sem fio, rodas de liga leve de 16”, volante em couro.

Pulse Impetus T200 Hybrid AT - R$ 140.990

Itens da versão Audace + painel de instrumentos de 7”, sensor de estacionamento dianteiro, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, retrovisor com tilt down e rebatimento, farol alto automático, sensor de chuva, bancos em couro, rodas de 17” e teto bicolor.

Porta-malas de Pulse e Fastback híbridos não teve alterações, já que nova bateria está abaixo do banco do condutor
Porta-malas de Pulse e Fastback híbridos não teve alterações, já que nova bateria está abaixo do banco do condutor Foto: Divulgação/Fiat


Fastback Audace T200 Hybrid AT - R$ 151.990

Cor Azul Amalfi, motor T200 híbrido, partida por botão e remota, carregador de celular sem fio, multimídia de 10,1”, assistência de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, sensor de chuva e farol alto automático.

Fastback Impetus T200 Hybrid AT - R$ 161.990

Itens da versão Audace + painel digital de 7”, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, retrovisor com rebatimento e tilt down, rodas de 18”, reto bicolor, bancos em couro.

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