Você pode nunca ter ouvido falar na Skoda, mas a marca criada na República Tcheca é bem importante para o Grupo Volkswagen. Atualmente focada em carros de preços mais acessíveis, a marca apresentou seu novo SUV na Índia, o Kylaq, que compartilha plataforma com o Volkswagen Tera, que será lançado no Brasil no ano que vem.
Ambos os carros são baseados na plataforma MQB A0, com o Kylaq na variante “A0 IN”, de custo ainda menor. Apesar de desenvolvidos em países diferentes, a função dos carros será parecida, afinal, serão os SUVs mais acessíveis do Grupo Volkswagen na região onde serão fabricados.
O Kylaq tem 3,99 metros de comprimento e 2,56 metros de distância entre-eixos. Em termos práticos, o SUV é menor que o Polo Track (4,07 m), mas compartilham o entre-eixos de 2,56 metros. O Novo Volkswagen Tera deverá chegar com dimensões parecidas, senão as mesmas. O modelo indiano tem porta-malas de 446 litros, entretanto, esse número deve ser menor na medição brasileira, afinal, o T-Cross em 420 litros.
Visualmente, o Kylaq não se parece com nada já oferecido no Brasil, afinal, a Skoda nunca esteve oficialmente por aqui e possui uma linguagem de design completamente diferente. Os faróis são em dois elementos e a grade frontal é grande em comparação com os modelos brasileiros.
A base do veículo possui apliques em plástico preto e para aumentar a sensação de altura do carro, e o rack de teto passa a impressão de utilitário. São recursos de design já vistos no T-Cross e em outros modelos concorrentes, por exemplo.
Lista de equipamentos impressiona
Internamente, o Kylaq se assemelha com alguns Volkswagen e traz painel de instrumentos digital de 8 polegadas e multimídia de 10,1”. Ar-condicionado digital, retrovisor elétrico, carregador de celular por indução, bancos com revestimento em material sintético com ajustes elétricos e ventilação estão disponíveis na versão topo de linha.
Até mesmo teto solar, um item muito pedido para o Volkswagen Nivus, está presente na versão topo de linha do pequeno Skoda.
Para trazer tantos itens de equipamentos, é necessário retirar de algum lugar e o Skoda Kylaq não conta com sistemas avançados de condução ao motorista, o famoso pacote ADAS. Apesar disso, o modelo é vendido já com seis airbags e “25 equipamentos de segurança passiva e ativa”, podendo chegar a 35 nas versões topo de linha.
Vale ressaltar que entre esses equipamentos de segurança estão freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem, controles de estabilidade e tração, itens obrigatórios para o mercado brasileiro, por exemplo. Itens como monitor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, faróis e limpadores automáticos também entram na lista da Skoda.
Motor 1.0 TSI
Debaixo do capô, o Kylaq terá apenas motor 1.0 TSI como opção. Na Índia, essa configuração terá 115 cv de potência e 18,1 kgfm de torque (178 Nm). A transmissão é automática ou manual de seis marchas, que consegue levar o SUV de zero aos 100 km/h em 10,5 segundos.
No Brasil, o Tera será oferecido com uma motorização parecida. Os rumores iniciais apontam para o motor 1.0 TSI na configuração mais simples, a 170 TSI. Esse motor equipou o Up e agora é utilizado em Polo e Virtus. São 116 cv de potência máxima com etanol e 109 cv na gasolina e torque de 16,8 kgfm em ambos os combustíveis.
A expectativa é que o Tera mantenha o conjunto do Polo, oferecendo opção de transmissão manual de cinco marchas e automática de seis velocidades.
Na Índia, o Kylaq começa a ser vendido no início de 2025 com preços a partir de 789 mil rúpias, cerca de 52 mil reais, o que o coloca próximo do Citroën C3 por lá. No Brasil, o Volkswagen Tera chega em 2025, mas com preços mais elevados, provavelmente acima dos R$ 90 mil.
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