x
UAI
RISCO DE INCÊNDIO

Carros elétricos: Bombeiros proíbem pontos de recarga em prédios em SE

Corporação de Sergipe determinou que os dispositivos já instalados devem ser desativados imediatamente

Publicidade
31ef6d1b-eletroposto-volvo-sp-bh-em-perdoes-mg
31ef6d1b-eletroposto-volvo-sp-bh-em-perdoes-mg Foto:

O Corpo de Bombeiros de Sergipe emitiu um parecer técnico, nesta quinta-feira (7), proibindo a instalação de eletropostos, os pontos de recarga para carros elétricos, no interior dos edifícios. Segundo a Corporação, a medida visa evitar incêndio dentro dos prédios. Os dispositivos já instalados devem ser desativados imediatamente. 

No documento, o Corpo de Bombeiros explica que os pontos localizados em garagens fechadas e estacionamentos subterrâneos, por exemplo, aumentam o risco de incêndio e, consequentemente, da exposição de gases tóxicos em espaços confinados. O laudo ainda cita a dificuldade em conter incêndios envolvendo carros elétricos.

Alguns estudos internacionais revelaram que o risco de incêndio em carros elétricos é 60 vezes menor do que em veículos convencionais. Apesar disso, as explosões envolvendo os eletrificados apresentam um desafio particular. Quando em combustão, as baterias liberam substâncias tóxicas, incluindo gás carbônico e metais pesados. A estrutura das baterias favorece um "efeito dominó", intensificando o fogo através dos módulos da bateria. Essa característica contribui para a rápida propagação das chamas para automóveis mais próximos, complicando o combate às chamas.

São Paulo também está em alerta

Em abril deste ano, há cerca de sete meses, o Corpo de Bombeiros de São Paulo também demonstrou preocupação com os eletropostos instalados em prédios da capital paulista. Na ocasião, a Corporação utilizou argumentos similares e publicou uma minuta com imposições que devem ser adotadas por edifícios com eletropostos.

O conjunto de regras não foi bem aceito por construtoras e pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Apesar de ter a intenção de aumentar a segurança contra incêndio em baterias, as medidas complicaram a implementação dessa infraestrutura devido, principalmente, ao custo exorbitante. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!