A Xiaomi é uma empresa relativamente nova. Fundada em abril de 2010, a marca tem 14 anos recém completados e está expandindo seus negócios para o setor automotivo. O SU7, primeiro carro fabricado pela marca, é um sucesso na China, mas isso não é suficiente para a Xiaomi, que quer brigar com Porsche Taycan e Tesla Model S em termos de performance.
Como é normal em telefones da marca chinesa, os modelos terminados em “Ultra” possuem o maior desempenho, e o carro da Xiaomi não é diferente. A versão Ultra traz três motores, dois traseiros e um dianteiro, que combinam para 1.547 cv de potência.
Outras versões do modelo tem como nomes Max e Pro, assim como os celulares. A versão mais básica tem motor traseiro de 299 cv de potência, 41 kgfm de torque e bateria de 73,6 kWh com alcance de 700 km. A versão intermediária SU7 Pro traz o mesmo motor, mas a bateria é de 94,3 kWh e amplia o alcance para 830 km.
A opção SU7 Max conta com dois motores (um em cada eixo) combinando para 673 cv e torque máximo de 85 kgfm. A bateria tem 101 kWh e alcance de 800 km.
A nova versão é a Ultra, que será lançada no Salão do Automóvel de Guangzhou, no dia 15 de novembro. Além dos 1.547 cv, os três motores entregam 180 kgfm de torque. Esse conjunto leva o modelo de 0 aos 100 km/h em 1,98 segundo e até os 200 km/h em 5,96 segundos. A velocidade máxima é de 350 km/h e o alcance é de 630 km.
Esses dados, bem como as imagens do modelo, foram divulgadas pelo Ministério da Informação e Tecnologia da China.
Atualmente, o modelo está em pré-venda na China por 814,900 yuans, o equivalente a R$ 654,8 mil e as vendas para o público geral começam em Março de 2025.
Em comparação com o SU7 tradicional, o Ultra se destaca pela chamativa cor amarela, faixa preta, aerofólio e apêndices aerodinâmicos. Internamente o interior não tem novidades em comparação com SU7 comum, somente o acabamento em couro amarelo e detalhes em fibra de carbono são novidade.
O banco do motorista, console central e até o teto em fibra de carbono fazem o SU7 ultra ter o peso reduzido em 12 kg. O modelo mede 5,11 metros de comprimento, sendo 3 m de entre-eixos, 1,97 m de largura e 1,46 m de altura e pesa 2360 kg.
Polêmica com a Porsche
Em testes na Europa, a Xiaomi levou um protótipo do SU7 Ultra para o circuito alemão de Nürburgring, tradicional campo de provas de diversas montadoras. O modelo realizou uma volta no circuito em 6 minutos 46 segundos e 8 décimos, o que segundo a Xiaomi o faz o carro de quatro portas mais rápido no circuito.
O título é contestado, já que o protótipo tinha modificações importantes como interior aliviado e carroceria em fibra de carbono para ficar cerca de 400 kg mais leve que o SU7 de produção. O atual detentor é justamente o Porsche Taycan Turbo GT, com 7 minutos, 7 segundos e 5 décimos, que estava com o kit opcional weissach e uma gaiola de proteção.
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