Apesar da proximidade do fim do ano, o calendário de lançamentos da Chevrolet não terminou. Enquanto trabalha nas reestilizações de Onix e Tracker, a marca trouxe Blazer EV e Equinox EV, dois modelos elétricos, bem como os renovados Spin, Trailblazer e S10. Agora, será a vez do Equinox a combustão ser atualizado.
Apresentado na América do Norte em janeiro deste ano, o Equinox a combustão - não confundir com o Equinox EV- chega ao Brasil na sua quarta geração. Derivado de um projeto chinês, o modelo é produzido em Wuhan, na China, e também em San Luis Potosí, no México.
O novo Equinox chegará ao Brasil importado do México, assim como a terceira geração. O motor será o mesmo 1.5 turbo de quatro cilindros, mas entrega 3 cv a mais no modelo americano. São 175 cv e 28 kgfm de torque. A expectativa é que o Novo Equinox mantenha a transmissão automática de oito velocidades e tração integral.
Enquanto a terceira geração do SUV compartilhava plataforma com Cruze, o Equinox 2025 marca a chegada da plataforma VSS no mercado nacional. O modelo aposta em visual bem recortado, já tradicional da nova linha de design da marca nos Estados Unidos e na China.
A grade dianteira se destaca pelas dimensões generosas e a dianteira é marcada pelos finos DRL na parte superior e os projetores dos faróis posicionados de forma vertical nos para-choques. Na traseira, as lanternas têm formato horizontalizado e aparentam certa familiaridade com o Blazer EV.
O interior é bem similar aos recentes lançamentos importados da marca, lembrando muito o Blazer EV. O painel de instrumentos é totalmente digital e tem 11 polegadas. Ao lado, fica a multimídia, também com 11 polegadas. No Blazer e Equinox, o conjunto funciona rápido, tem boa resolução e diversas funcionalidades, como Google Built-In, que permite conectividade com a conta do Google do motorista.
Em comparação com Equinox atual, o próximo lançamento não está maior em termos de dimensões, apenas alguns milímetros maior. O novo Equinox mede 4,65 m de comprimento, sendo 2,73 m de entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,66 m de altura.
No Brasil, o Equinox é anunciado no site da Chevrolet a partir de R$ 227.990, e está disponível nas versões RS e Premier. Nos EUA, as versões são LT, RS e Active, com pretensões aventureiras.
Tradicionalmente, a versão RS traz emblemas escurecidos, visual mais agressivo e rodas de 20 polegadas. Já a Active, traz detalhes na carroceria que remetem ao estilo off-road e conta ainda com pneus all-terrain. O modelo flagrado contava com rodas exclusivas, que parecem equipar a versão RS.
Versão híbrida pode ser oferecida
Na China, o modelo já é equipado com motor híbrido plug-in. O motor a combustão é mais fraco, tem apenas 170 cv, mas é acompanhado de um propulsor elétrico de 190 cv de potência e baterias fornecidas pela BYD.
Essa configuração está apenas disponível na China, mas deve chegar ao Brasil assim que começar a ser fabricada no México.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!