A cidade de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, receberá um museu de carros históricos no final de novembro. O Museu Carde (Carro, Arte, Design e Educação) colocará 112 raridades à mostra, em um acervo que conta, por exemplo, com um veículo de Ayrton Senna, trazido diretamente de Londres, na Inglaterra.
No Museu Carde, o público fã da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo, ainda poderá apreciar modelos originais da equipe Willys, que brilhou nos anos 1960 no Autódromo de Interlagos.
Além disso, o espaço exibirá o tradicional Lincoln K 1938, que transportou a rainha Elizabeth II e o papa João Paulo II em suas visitas ao Brasil. Acho que a gente não consegue calcular o valor, mas para a história realmente é inestimável", afirmou Luiz Goshima, diretor do Museu Carde, em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo.
Segundo Goshima, o museu também conta com uma ala especial apenas para carros presidenciais. Lá, será possível encontrar, por exemplo, o Volkswagen de 1958 usado por Juscelino Kubitschek na inauguração da fábrica da VW na Via Anchieta, em São Paulo. "A gente pode considerar que esse carro foi muito importante para a história do nosso país", destacou o diretor.
O Museu Carde será inaugurado em 28 de novembro. Além dos carros históricos, o local conta com aproximadamente 200 objetos de arte, como quadros, gravuras e esculturas. O espaço está localizado na Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas