Se 2024 foi importante para a Peugeot com a renovação da sua gama no Brasil, 2025 marcará a eletrificação da frota da marca francesa. No Brasil, 208 e 2008 passarão a oferecer o conjunto híbrido apresentado na última semana nos Fiat Pulse e Fastback.
O novo conjunto mecânico marcará o início de uma fase mais acessível da eletrificação no Brasil. A marca já ofereceu o hatchback 208 na sua versão 100% elétrica, e atualmente só conta com o SUV E-2008 como opção elétrica.
O sistema usado pela Peugeot será o mesmo aplicado pela Fiat e não terá capacidade para mover as rodas dos veículos. O sistema híbrido leve, também chamado de MHEV, substitui motor de partida e alternador por um motor elétrico, que reduz o uso do motor a combustão em alguns momentos e garante cerca de 15% de economia de combustível.
Na estratégia da Fiat, os modelos híbridos substituíram versões intermediárias com motor 1.0 turbo, e a tendência é que a Peugeot siga o mesmo caminho. Em média, os modelos híbridos custam cerca de R$ 2 mil a mais.
Europa com eletrificação avançada
No Velho Continente, 208 e 2008 são equipados com o conjunto híbrido leve de 48V, um conjunto mais elaborado, um pouco mais complexo e caro, que deve chegar ao Brasil nos veículos da Jeep, Fiat Toro, etc.
Ainda na Europa, a Peugeot já oferece modelos com tecnologia híbrida recarregável, os famosos plug-ins. Com alcance elétrico de até 87 km no ciclo europeu, essa configuração é oferecida em SUVs como 3008 e 5008, que já estiveram presentes no Brasil em momentos anteriores.
Além das opções híbridas plug-in, tanto 3008 quanto 5008 são vendidos em versões 100% elétricas. Por conta dos impostos de importação, a chegada desses modelos nas versões híbridas ou elétricas é tida como incerta.
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