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É o que faltava?

Carros elétricos da JAC poderão ter baterias reparadas

Grupo SHC, de propriedade do presidente da JAC Motors, investe mais de 5 milhões de reais em laboratório de recuperação de baterias elétricas

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JAC E-JS1
JAC E-JS1 Foto: JAC E-JS1

O principal custo de um carro elétrico é o pacote de baterias. É justamente esse componente, e o elevado preço de substituição, que assusta muitos donos, ou clientes que procuram carros elétricos. Entretanto, o Grupo SHC, de propriedade de Sergio Habib, presidente da JAC Motors, está inaugurando um laboratório de recuperação de baterias para carros elétricos.

Segundo o Grupo SHC, a tecnologia presente no local tem capacidade para reparar somente as células danificadas das baterias usadas de veículos elétricos. Trocar o pacote de baterias de um carro elétrico pode custar 55% do valor do modelo, e a substituição somente dos módulos danificados, é uma alternativa que facilita a vida dos proprietários. 

De acordo com o Grupo SHC, foram investidos mais de 1 milhão de dólares (R$ 5,7 mi) em equipamentos de diagnóstico e outros componentes. Além disso, uma equipe de engenheiros foi enviada à China para se capacitar em técnicas e práticas para a manutenção em baterias de alta voltagem, e técnicos chineses vieram ao Brasil calibrar equipamentos e certificar o procedimento.

A bateria de um veículo elétrico é composta por centenas de células individuais conectadas em série e de forma paralela. Um conjunto de células compõem um módulo, que ao ser agrupado com outros módulos, formam o pacote de baterias. 

Os packs modernos contam ainda com sistemas avançados de gerenciamento de tensão, controle de temperatura, e outros parâmetros que certificam o funcionamento ideal da bateria.

Nicolas Habib, COO da Jac Motors, espera que o laboratório evite o descarte de mais de 15 mil kWh de baterias. Entretanto, segundo a Assessoria de imprensa da Jac Motors, o laboratório só será responsável pelas baterias de carros e caminhões elétricos vendidos pela empresa chinesa. 

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Como é feita a recuperação da bateria de um carro elétrico?


1 - Identificação das células danificadas


E utilizado um equipamento de alta precisão - multímetro, para medir a capacidade das células e identificar o núcleo com baixa voltagem.


2 - Remoção do núcleo defeituoso


O núcleo defeituoso e removido com o auxilio de uma serra-copo, serrando apenas a área necessária para extrai-lo. A seguir, ele é substituído por um novo.


3 - Soldagem a laser

Agora, e realizada uma soldagem a laser para conectar o novo núcleo ao conjunto de células do modulo reparado.

4 - Balanceamento das células

O modulo e colocado em uma balanceadora que carrega o novo núcleo na mesma voltagem das células existentes. Todo o processo leva, em media, três dias por modulo.

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