É inegável que as marcas chinesas chegaram no mercado brasileiro causando grande impacto. BYD e GWM já venderam 58.456 e 23.452 carros de janeiro a outubro de 2024, mostrando que o público se interessa por carros com tecnologia inovadora. De olho nesse público, a Chevrolet está testando seus carros chineses no Brasil e podem ser apostas contra a BYD.
Dois modelos diferentes rodam por São Paulo com forte camuflagem e adesivos que dizem “Mais eletricidade para você” ou “Em breve sua vida será mais elétrica”. Esse tipo de marketing não é comum na Chevrolet, mas foi usado em unidades da Spin que rodavam em testes antes do lançamento.
Sem oferecer nenhum modelo híbrido no Brasil, a Chevrolet corre contra o tempo para iniciar sua era eletrificada. Em 2025, a marca completa 100 anos de operação no mercado brasileiro e terá um carro híbrido flex de produção nacional. O mais provável é que esse processo se inicie com Onix e Tracker, nos mesmos moldes da Fiat.
Ainda não se sabe se a General Motors pensa em lançar esses modelos como Chevrolet no Brasil, se estuda a chegada de uma segunda marca para o país, ou mesmo se está usando esses modelos como “mula” de teste.
Como são os carros chineses testados pela Chevrolet?
A relação entre Chevrolet, China e Brasil não é nova. O Tracker foi inicialmente apresentado na China, bem como o motor 1.0 turbo de três cilindros. O país asiático também é responsável por Trax e o novo Equinox.
Os negócios na Ásia incluem a Joint-venture Saic-GM-Wuling, com os norte-americanos tendo 44% da empresa. Essa nova empresa cria e desenvolve veículos específicos para o mercado chinês e tem carros elétricos e híbridos que podem ser interessantes para nosso mercado. Os dois modelos já vistos em testes, são frutos dessa parceria. Confira quais são:
Baojun Yep Plus
Com pretensões totalmente urbanas, o Baojun Yep Plus pode ser um rival do Suzuki Jimny, mas mas totalmente elétrico. Inicialmente revelado com apenas duas portas, a versão de quatro portas estreou na China este ano.
Medindo 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,72 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, o Yep Plus é menor que um Onix e se destaca pelo visual com linhas bem quadradas. O modelo é equipado com um motor elétrico de 102 cv e alcance de 401 km no ciclo chinês CLTC, segundo a fabricante.
Na China, o modelo custa 150 mil yuans, o equivalente a R$ 119 mil. O interior é equipado com duas telas de 10,25” integradas, que fazem função de painel de instrumentos e central multimídia. O modelo conta com câmera 360º, assistente de permanência em faixa, ar-condicionado digital, entre outros recursos de tecnologia.
Na China, o SUV tem uma versão menor, com 3,2 metros de comprimento e tela de LCD na tampa traseira.
Wuling Starlight S
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O flagra mais recente, foi de um modelo mais robusto e aparentemente luxuoso. Lançado em julho, o Wuling Starlight S é um SUV com porte de BYD Song Plus e é oferecido com motor híbrido plug-in de de 105 cv de potência e baterias entre 9,5 kWh e 20,5 kWh, que garantem alcance elétrico de 43 km e 90 km, respectivamente. Há ainda uma opção elétrica com 200 cv de potência.
O modelo mede 4,74 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,68 m de altura, com entre-eixos de 2,8 metros e porta-malas de 525 litros. O visual não é muito inspirado, mas apresenta faróis em LED de dois elementos na dianteira, uma pequena entrada de ar, e lanternas traseiras que lembram o Novo Equinox.
É internamente onde o modelo mais se destaca e conta com tela de 15,6 polegadas para a multimídia e painel de instrumentos de 8,8 polegadas, volante achatado de dois raios, um amplo teto solar panorâmico, bancos com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação.
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