A Toyota vai vender apenas carros com versões híbridas no Brasil até 2028. A informação foi confirmada pelo site Autoesporte, nesta segunda-feira (11). Segundo a publicação, a estratégia faz parte do plano de investimento de R$ 11 bilhões da montadora japonesa, que prevê a concentração da fabricação dos veículos em Sorocaba e Porto Feliz, no interior de São Paulo.
A primeira novidade acontecerá no primeiro trimestre de 2025, com o lançamento do Yaris Cross, SUV compacto que chegará com motor 1.5 híbrido flex. Já em 2026, a Toyota colocará no mercado uma nova picape intermediária, com motorização 2.0 híbrida flex plug-in e possibilidade de recarga externa.
No processo de eletrificação, entre 2026 e 2027, a fabricante japonesa ainda promete renovar a Hilux e o SW4, produzindo opções de motores híbridos leves (MHEV) e plenos (HEV) a diesel. Por fim, em 2028, está planejada a chegada da nova família Yaris.
Plano dos híbridos da Toyota:
-
RAV4: SUV médio com opções a gasolina de 222 cv e 306 cv;
-
Corolla: sedã médio com versões flex de 175 cv e híbrida de 122 cv;
-
Corolla Cross: SUV compacto-médio com motorizações similares ao Corolla;
-
Yaris Cross: SUV compacto com motor 1.5 híbrido flex de 110 cv;
-
Picape 150D: modelo intermediário com motor 2.0 híbrido flex plug-in de 223 cv;
-
Nova Hilux: picape média com motor híbrido leve a diesel de 204 cv;
-
Novo SW4: SUV de sete lugares com motorização similar à Hilux.
Durante todo esse processo de eletrificação, vale ressaltar, a Toyota continuará comercializando alguns modelos com apenas versões a combustão.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas