A saída do Toyota Yaris do mercado já era amplamente especulada, mas agora é oficial: os modelos sedã e hatch serão descontinuados no próximo ano para dar lugar ao Yaris Cross, SUV compacto que chega ao mercado em 2025.
A informação foi confirmada pela Toyota Argentina, após uma apuração do Motor1.com Argentina com concessionárias locais. No comunicado, a Toyota declarou:
"A partir de novembro, a Toyota deixará de produzir o sedã Yaris e as opções com transmissão manual. Além disso, as variantes XLS e XLS Pack serão unificadas na versão XLS+. Assim, a gama Yaris em nosso país será composta pelas versões hatchback XS, XLS+ e S, todas equipadas com transmissão automática."
por Toyota Argentina
O Toyota Yaris, fabricado em Sorocaba (SP) desde 2018 e exportado para a Argentina, encerrará sua produção na mesma planta, o que também implica que o modelo deixará de ser vendido no Brasil em breve. O sedã será o primeiro a ter sua fabricação encerrada, seguido pelo hatchback. O Vrum entrou em contato com a Toyota do Brasil para saber sobre o fim do hatch e sedã, porém até o momento não obtivemos resposta.
Os números de vendas são um dos motivos para a decisão: no acumulado de 2024, foram vendidas 23.087 unidades do hatch contra 19.192 do sedã. Apesar de uma diferença relativamente pequena, a estratégia da Toyota busca priorizar modelos com maior potencial de mercado.
Estima-se que o sedã será comercializado até o início de 2025, mas os estoques devem se esgotar antes do fim do primeiro semestre. O foco da montadora será o Yaris Cross, que herdará o motor 1.5 flex de quatro cilindros combinado com um motor elétrico.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!