x
UAI
E agora, Elon Musk?

BYD ameaça posto da Tesla de maior fabricante de carros elétricos do mundo

Em ascensão no Brasil e no Mundo, BYD já ameaça Elon Musk e os carros de luxo da Tesla; veja o ranking

Publicidade
Veja a desvalorização dos seis principais carros elétricos do mercado
Veja a desvalorização dos seis principais carros elétricos do mercado Foto: BYD / Divulgação

A Tesla ainda é sinônimo de carro elétrico para muitas pessoas. A empresa do bilionário Elon Musk alcançou posição de destaque no mercado ao popularizar os carros 100% elétricos no começo dos anos 2010, mas vê empresas chinesas conquistarem cada vez mais mercado.

Segundo Felipe Munoz, do perfil Carindustryanalysis no Instagram, a Tesla vendeu 1.293,656 carros elétricos entre janeiro a setembro de 2024, enquanto a chinesa BYD comercializou 1.169.579 unidades no mesmo período, ficando cerca 124 mil unidades abaixo da empresa estadunidense. 

Em comparação com o mesmo período de 2023, a Tesla apresentou uma queda de 2,6% nas vendas, enquanto a BYD cresceu 11,6%. A diferença entre as duas era de cerca 276 mil unidades no ano passado, mas já foi reduzida para 124 mil em 2024. 

Diferença para concorrência é enorme

Em terceiro lugar aparece a também chinesa Geely com 507.259 unidades e, nesse caso, inclui-se também as subsidiárias como Zeekr e Volvo. O sucesso do grupo se dá justamente por conta de modelos 100% elétricos como o EX30, modelo mais acessível da história da Volvo e também pela expansão global da marca Zeekr, que chegou ao Brasil recentemente

Na cola da Zeekr aparece o Grupo Volkswagen com 506.688 unidades vendidas no ano e mais abaixo, a joint-venture sino-americana Saic-GM-Wuling, com 365 mil unidades. 

O segundo conglomerado não asiático a aparecer na lista é justamente o Grupo BMW (BMW, MINI, Rolls-Royce) com 294 mil carros vendidos, atrás de Hyundai-Kia com 316 mil carros vendidos.  

O gigante grupo Stellantis, que passa por uma grave crise global (com exceção da América do Sul) fechou o ranking na nona posição e 207 mil carros elétricos vendidos. Apesar disso, a parceira chinesa Leapmotor, também em expansão global, registrou 121 mil carros vendidos.

A também chinesa Xiaomi, conhecida por fabricar celulares, merece destaque ao vender quase 70 mil unidades do seu sedã SU7 em apenas um ano, superando marcas como tradicionais como Honda e Ford, que apresentou uma grande queda nas vendas de F-150 Lightning e tanto Explorer quanto Capri não empolgam na Europa.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas