O Latin NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos carros mais vendidos na América Latina, realizou uma nova rodada de testes nas últimas semanas. Após as considerações, a organização rebaixou a nota do Toyota Corolla, que passou de cinco estrelas para quatro. Segundo a entidade, os airbags do banco do passageiro do sedã não atenderam aos requisitos pré-estabelecidos. Em comunicado, o Latin NCAP até elogiou os veículos da Toyota, mas ressaltou que o Corolla precisa passar por alterações para manter o alto nível.
"Embora quatro estrelas seja um bom nível de segurança, a Toyota tem se caracterizado por liderar com resultados de classificação máxima. É hora da fabricante renovar o compromisso de produzir seus veículos com foco cinco estrelas. Os resultados de hoje demonstram mais uma vez a relevância e a necessidade de uma rotulagem de segurança veicular padronizada que inclua a classificação por estrelas do Latin NCAP", disse.
Citroën Aircross não passa em teste
O Latin NCAP ainda reprovou o Citroën Aircross no teste de colisão. Segundo o relatório, o modelo equipado com apenas dois airbags até oferece boa proteção à cabeça e o pescoço dos ocupantes (motorista e passageiro). Apesar disso, o veículo não tem segurança suficiente para proteger outras regiões, como peito e joelhos.
A Stellantis, por sua vez, se manifestou sobre a mudança na avaliação do Aircross. "A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes", disse, em comunicado.
"A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo", acrescentou.
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