A Porsche anunciou nesta quinta-feira (21) que iniciou a entrega da segunda geração do Macan no Brasil, marcando a estreia de suas versões totalmente elétricas no mercado nacional. Agora, o SUV esportivo oferece tanto modelos a combustão quanto opções elétricas.
Disponível em quatro versões, o Macan elétrico tem preços que começam em R$ 560 mil para o modelo de entrada e chegam a R$ 770 mil na versão topo de linha chamado de Turbo Electric. Veja os preços:
- Macan Electric: R$ 560.000
- Macan 4 Electric: R$ 580.000
- Macan 4S Electric: R$ 630.000
- Macan Turbo Electric: R$ 770.000
Essas versões elétricas se somam às já conhecidas opções a combustão, que permanecem disponíveis para novos pedidos. A linha inclui o Macan (R$ 490.000), Macan T (R$ 540.000), Macan S (R$ 645.000) e Macan GTS (R$ 735.000).
O novo Porsche Macan Electric traz uma gama de opções de motorização totalmente elétrica. Todos os modelos são equipados com uma bateria de íon-lítio de 100 kWh (95 kWh utilizáveis) que faz a autonomia do SUV ter entre 435 a 443 km, de acordo com o ciclo rigoroso do Inmetro.
O modelo é construído sob a arquitetura Premium Platform Electric (PPE) do Grupo Volkswagen, utilizado também no Audi Q6 e-tron, por exemplo.
A versão básica, Macan Electric, é equipada com um motor traseiro que entrega 340 cv, podendo atingir 360 cv com overboost. O torque de 57,4 kgfm garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 220 km/h, oferecendo uma autonomia de 443 km, segundo o Inmetro.
O Macan 4 Electric adiciona um motor dianteiro, alcançando 408 cv no overboost e torque de 66,3 kgfm. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, mantendo a mesma velocidade máxima de 220 km/h e autonomia de até 443 km.
Para quem necessita de mais potência, o Macan 4S Electric entrega até 516 cv no overboost e torque de 83,6 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,1 segundos, com uma velocidade máxima de 240 km/h. A autonomia, no entanto, é ligeiramente menor, chegando a 438 km.
Na versão mais potente, o Macan Turbo Electric, os motores desenvolvem impressionantes 639 cv com overboost e incríveis 115,2 kgfm de torque. Essa configuração permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 260 km/h. A autonomia, adaptada ao foco em desempenho, é de até 435 km.
O sistema de carregamento também impressiona. Com arquitetura de 800 volts, é possível carregar de 10% a 80% em cerca de 21 minutos usando carregadores rápidos (AC) de 270 kW. Em carregadores residenciais (DC), a recarga pode ser feita com até 11 kW.
O novo Macan mede 4.78 m de comprimento, 1.93 m de largura e tem entre-eixos de 2.89 m — 86 mm mais longo que a geração anterior. A altura é de 1.62 m, e o porta-malas acomoda até 540 litros, dependendo da configuração.
Por base de comparação, a geração passada do Macan (todos com motores a combustão) oferece 4,72 m de comprimento, 1,92 m de largura, 2,80 m de entre-eixos e altura de 1,69 m. O porta-malas comporta 488 litros de capacidade.
O design foi renovado com faróis de LED divididos em dois módulos, enquanto portas sem molduras e ombros pronunciados dão uma elegância maior e esportiva ao SUV. Nas laterais as rodas são de 22 polegadas, enquanto a traseira possui a recaída na coluna C, ajudando assim a aerodinâmica. As lanternas são interligadas e têm um aspecto em 3D.
O Macan Electric inclui como item de série um carregador de bordo de 22 kW. Além disso, o veículo acompanha itens como um conjunto de cera de proteção para a pintura.
A iluminação também foi aprimorada com faróis de LED Matrix como itens de série. Esses faróis contam com ajuste dinâmico de luz, que adapta automaticamente a intensidade e o alcance de acordo com o tráfego e as condições climáticas.
O interior do novo Macan também recebeu mudanças para ficar mais limpo com menos botões físicos. O painel é integrado em preto e uma faixa de luz LED que atua como iluminação ambiente e comunicação, já que ela avisa notificações como status de carregamento e avisos dos sistemas de assistência ao motorista.
A Porsche também divulgou que o espaço foi otimizado graças à nova plataforma elétrica. A posição de condução foi redesenhada para oferecer mais esportividade, com os assentos dianteiros 28 mm mais baixos e os traseiros 15 mm.
Em termos de telas, são três em todo o carro. O painel de instrumentos curvo possui 12,6 polegadas, enquanto a tela central de 10,9 polegadas concentra os principais controles do veículo e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto. A novidade fica para a tela do passageiro de 10,9 polegadas, que permite ajustes no sistema de entretenimento ou streaming de vídeos.
Outro item é o head-up display com realidade aumentada, projetando informações como setas de navegação diretamente no para-brisa, e assim criando uma integração visual com o mundo real.
Por fim, o programa de personalização oferece inúmeras opções de cores, com 14 cores padrões e mais de 59 tons especiais, permitindo que cada cliente configure o Macan como desejar. Já o acabamento oferece 11 opções de revestimento.
O Macan elétrico também estreia com suspensão de dois estágios e eixo traseiro direcionável pela primeira vez, ajudando, por exemplo, em manobras e na estabilidade em curvas.
A Porsche oferece garantia de quatro anos para o veículo e oito anos para a bateria.
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