A Volkswagen revelou nos Estados Unidos o novo Tiguan 2025, trazendo uma nova geração importante para o carro mais vendido da marca no país norte-americano no ano passado. Enquanto o Brasil ainda conta com a segunda geração do Tiguan, lançada por aqui em 2018, a Europa já convive com a terceira geração desde 2023, e agora é a vez dos EUA.
Essa atualização no SUV é muito importante para nós, pois cresce a possibilidade de vermos o modelo renovado também no mercado brasileiro. O Tiguan vendido nos Estados Unidos é fabricado na planta de Puebla, no México, a mesma que abastece o Brasil.
Nos EUA, o Tiguan 2025 ganhou um design mais alinhado ao estilo do Volkswagen Tayron, SUV vendido na Europa. Porém, o novo Tiguan no país norte-americano perdeu a segunda fileira e só é vendido com cinco lugares. O SUV é construído sobre a plataforma MQB Evo, uma evolução da MQB usada no Tiguan brasileiro.
O motor segue o conhecido 2.0 TSI, mas agora ajustado para entregar 204 cv, 17 cv a mais que a geração anterior. O câmbio é automático de oito velocidades, e o modelo vem com tração integral 4Motion.
No design, os faróis ficaram mais afilados e ganharam filetes de LED, bem parecido mesmo com o irmão maior Tayron, acompanhados do logo iluminado, tendência já vista em outros modelos da marca – aqui no Brasil com o Golf GTI. Novos para-choques e rodas de 17 polegadas na versão de entrada – com opções de até 20 polegadas – complementam o visual renovado.
Por dentro, o Tiguan recebeu gigantes atualização tecnológica em relação ao modelo passado. De série, ele conta com um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma central multimídia de 12,9 polegadas, com opção de até 15 polegadas nas versões mais completas.
O ar-condicionado é automático de duas zonas, com um opcional de três zonas, e ainda há a opção de um sistema de som Harman Kardon com 12 alto-falantes.
O modelo também traz carregador sem fio, agora com 15 watts, e uma série de itens de segurança, como piloto automático adaptativo com Stop and Go, head-up display, assistente de centralização de faixa, sensores de ponto cego, frenagem automática de emergência, Lane Assist, dez airbags, entre outros.
Ainda sem preço definido, especula-se que o Tiguan renovado custe em torno de US$ 30 mil nos Estados Unidos (cerca de R$ 174 mil na conversão direta). Com as metas da Volkswagen de trazer 16 novos lançamentos ao Brasil até 2030, há chances de que o SUV atualizado desembarque por aqui nos próximos anos.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas