A montadora de luxo Denza, subsidiária da BYD, confirmou sua estreia no Brasil para 2025 com o sedã médio Z9, segundo Stella Li, vice-presidente executiva da marca e CEO da marca nas Américas. A data exata ainda não foi divulgada, porém a chegada promete aquecer o mercado premium, com rivais como BMW, Mercedes, Audi, Zeekr e outras.
Ainda não está claro se o Z9 será oferecido em versões híbridas ou totalmente elétricas, já que na China ambas as configurações estão disponíveis. Além do sedã, é aguardada a chegada da minivan D9, que já foi exibida durante o Festival Interlagos em julho deste ano.
O Z9 apresenta proporções semelhantes às do Tesla Model S. Atualmente, o modelo mais caro da BYD no Brasil é o Tan, com preço de R$ 539.000. Portanto, o Z9 provavelmente será posicionado em uma faixa de preço superior a essa.
Em termos de desempenho, o Z9 não decepciona. Na versão híbrida plug-in, ele combina um motor 2.0 turbo de 204 cv com três motores elétricos que entregam uma potência total de 858 cv, alimentados por uma bateria de 38 kWh.
Essa configuração oferece uma autonomia de aproximadamente 1.100 km, segundo o ciclo chinês WLTC. Já a versão totalmente elétrica vai ainda além, com 951 cv e autonomia de 630 km no ciclo CLTC, graças à bateria de 100 kWh.
O carro também impressiona nas dimensões: 5,23 metros de comprimento, 1,99 metro de largura, 1,50 metro de altura e 3,12 metros de distância entre eixos, dimensões comparáveis às de um BMW Série 7.
No interior, a sofisticação é de outro nível. Se os modelos da BYD já são conhecidos pelo excesso de tecnologia, o Z9 eleva ainda mais o padrão, com uma central multimídia de 17,3 polegadas, painel de instrumentos digital de 13,2”, uma tela para o passageiro com a mesma medida, além de quatro telas traseiras, 26 alto-falantes e uma lista extensa de itens tecnológicos.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!