A BYD trouxe para o Brasil uma unidade do SUV de mais alto luxo e tecnologia disponível em sua gama, o Yangwang U8. O modelo de alto padrão é conhecido por sua capacidade de trafegar não só por caminhos pavimentados, mas também por atravessar terrenos alagados.
Na China, Yangwang é uma submarca da BYD focada na produção de veículos ultra luxuosos e que demonstram todo o potencial da tecnologia da marca chinesa. Além do SUV U8, a Yangwang também é responsável pelo supercarro elétrico U9, que conta com 1.3005 cv de potência.
O U8 é o SUV dessa submarca e custa mais de um milhão de yuans, o equivalente a 879 mil na cotação atual. Considerando os impostos de importação, o modelo custaria mais de um milhão de reais tranquilamente.
O U8 mede 5,32 metros de comprimento e possui 3,05 metros de entre-eixos e é equipado com cinco motores, sendo quatro deles elétricos, um em cada roda, e uma unidade a combustão 2.0 turbo de 272 cv de potência que funciona como gerador de energia.
Combinando os quatro motores elétricos, o SUV oferece 1.196 cv de potência e 131 kgfm de torque, alcançando os 100 km/h em 3,6 segundos e com alcance elétrico de 180 km com uma carga de bateria. Considerando o tanque de combustível e as baterias completas, a BYD afirma 1000 km de alcance no ciclo chinês.
O SUV é equipado com 22 alto-falantes, sistema ADAS com 38 sensores ao redor do carro, radares do tipo lidar e ultrassônicos, bem como 13 câmeras.
Além disso, o SUV pode girar 360º, a famosa "tank turn" e até se mover sobre as águas, se transformando em um veículo anfíbio. Esse modo funciona por 30 minutos e move o carro em velocidade de 3 km/h.
Como funciona o modo anfíbio do Yangwang U8?
Esse sistema, segundo a BYD, foi pensado para fazer os clientes da marca se salvarem de enchentes relâmpago, cada vez mais frequentes na China e em outros lugares. Esse “modo afíbio” é acionado automaticamente pelo carro quando detecta que a água está acima da capacidade de imersão do veículo, que é de 1 metro.
A central eletrônica do carro eleva a suspensão ao nível máximo, desliga o motor a combustão, fecha as janelas, abre o teto solar (para facilitar uma extração dos passageiros), e ativa o modo recirculação do ar-condicionado.
Apesar disso, a marca recomenda que esse sistema só seja usado em emergências e que após o uso o carro seja inspecionado em uma concessionária o mais rápido possível.
Leia também
- Denza: Marca de luxo da BYD virá ao Brasil para brigar com BMW e Mercedes
-
BYD ameaça posto da Tesla de maior fabricante de carros elétricos do mundo
-
BYD que roda 29 km/l e faz 2 mil km de autonomia está no Brasil; conheça
O Yangwang U8 pode ser vendido no Brasil?
Nada impede que a BYD traga o modelo e comercialize em nosso país, mas uma questão de legislação pode atrapalhar suas vendas. O SUV pesa 3.460 kg, mas considerando passageiros e bagagem, seu peso bruto total (PBT) é de 3.985 kg, mas motoristas com habilitação do tipo B, só podem conduzir veículos com PBT de até 3.500 kg.
Como a categoria C, aquela para caminhões, permite veículos acima de 3,5T de PBT, mas precisam ter uso pensado para transporte de cargas, o U8 se enquadra como micro-ônibus, ônibus ou van, precisando de habilitação D.
Ver essa foto no Instagram
Resta saber se caso o U8 de fato seja oferecido por aqui terá alguma modificação no pacote de equipamentos para ficar mais leve e poder ser conduzido por motoristas de habilitação B. Por esse motivo, clínicas realizadas pelas fabricantes são tão importantes para entender o comportamento do veículo e do público.
Por ser um carro caro e de um nicho muito específico, talvez não faça sentido para a BYD modificar o U8, mas se o número de compradores em potencial for interessante, a marca chinesa pode pensar em realizar as alterações necessárias.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas