A BYD anunciou nesta terça-feira (26) seu sexto e último lançamento para 2024: o Song Premium. Trata-se de um SUV de porte médio, irmão do Song Plus, mas mais refinado, potente e com o objetivo de competir diretamente com o GWM Haval H6 PHEV34 (R$ 279.990). O modelo chega em versão única por R$ 299.800.
Na prática, o Song Premium é o facelift do Song Plus na China, o que explica o visual semelhante, mas com identidade própria. A dianteira do BYD Song Premium remete ao design do Seal, o sedã esportivo da marca, trazendo elementos das linhas Ocean e Dynasty da BYD.
O modelo apresenta faróis mais curvados e modernos, uma grade implementada na carroceria, ou seja, pintada com filetes horizontais que se afinam nas extremidades, além de luzes DRL integradas ao para-choque.
Nas laterais, destacam-se as rodas cromadas de 19 polegadas. Já na traseira, por sua vez, mantém a identidade visual do Song Plus, com algumas evoluções. As lanternas em LED, agora mais robustas, permanecem interligadas por uma faixa luminosa que atravessa a tampa do porta-malas, onde também está posicionada a inscrição “BYD” no centro — porém, sem iluminação, ao contrário visto no modelo chinês.
Por fim, o para-choque traseiro apresenta refletores, uma imitação de entradas de ar e um elemento inferior em aço inoxidável, características que remetem ao Song Plus.
O lançamento representa um avanço estratégico da marca, considerando que, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Song Plus foi o carro eletrificado mais vendido do Brasil no acumulado, com 15.701 unidades comercializadas. Agora, o Song Premium chega para ampliar esse sucesso e roubar clientes da GWM.
A motorização do modelo se diferencia do Song Plus ao incluir um motor turbo. Em vez do 1.5 aspirado combinado a um motor elétrico de 235 cv e 40,8 kgfm de torque, o Song Premium utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros, com 129 cv, trabalhando em conjunto com dois motores elétricos (um dianteiro de 204 cv e outro traseiro de 163 cv), que geram 308 cv de potência e tração integral.
O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, graças à bateria de 18,3 kWh, a mesma do Song Plus.
A autonomia no modo 100% elétrico é de 80 km, segundo o ciclo chinês. A BYD garante que o modelo pode rodar até 960 km com tanque cheio e bateria totalmente carregada. Pelo padrão do Inmetro, mais rigoroso, os números são de 52 km no modo elétrico e 690 km no total, graças ao tanque de 57 litros.
Para comparação, o GWM Haval H6 PHEV34 possui uma potência combinada de 393 cv e 77,7 kgfm de torque, com bateria de 34 kWh. Sua autonomia no modo elétrico é de 113 km, segundo a marca, e acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
O Song Premium tem 4,77 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,67 m de altura e 2,76 m de entre-eixos, com porta-malas de 574 litros.
Já o Haval possui 4,68 m de comprimento, 2,73 m de entre-eixos e porta-malas com 560 litros de capacidade. O Song Plus, por sua vez, tem 4,70 m de comprimento, 2,76 m de entre-eixos e o mesmo porta-malas de 574 litros.
O Song Premium mantém um design interno alinhado com o Song Plus e outros modelos da marca. O painel de instrumentos digital, em LCD possui 12,3 polegadas, o volante multifuncional agrega funções como piloto automático adaptativo, que também tem alerta de frenagem de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência.
A central multimídia rotativa de 15,6 polegadas tem integrada câmera 360°. O modelo ainda dispõe de 10 alto-falantes, Head-Up Display (HUD), bancos dianteiros com ajustes elétricos para motorista e passageiro, com funcionalidades de ventilação e aquecimento, enquanto o ar-condicionado automático possui duas zonas.
A coluna de direção tem ajustes de altura e profundidade, e o veículo também conta com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além do porta-malas com acionamento elétrico.
Outro detalhe interessante é a manopla do câmbio, que remete ao design do BYD Seal.
No quesito segurança, o BYD Song Premium vem equipado com o pacote de assistência ao motorista (ADAS) nível 2, que inclui os já citados piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal e traseira, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança e assistência de permanência em faixa, faróis com ajuste automático inteligente, monitoramento de ponto cego e freios ABS com controle de tração e estabilidade.
Também estão presentes o freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, monitoramento da pressão dos pneus e chave presencial.
O Song Premium será comercializado em quatro opções de cores externas: branco, cinza claro, cinza escuro e preto. O interior está disponível em um único esquema de tons que combina cinza claro com caramelo.
O modelo mantém a tradição da marca ao oferecer uma garantia de seis anos sem limite de quilometragem para o veículo e uma cobertura estendida de oito anos também sem limite de quilometragem para a bateria Blade.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!