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Mais econômicos!

Peugeots híbridos chegam até Maio e serão vendidos na versão GT

Modelos prometem ficar mais econômicos com tecnologia já presente em Fiat Pulse e Fastback

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O Peugeot 208 2025 traz novos faróis de LED e uma grade frontal com efeito 3D
O Peugeot 208 2025 traz novos faróis de LED e uma grade frontal com efeito 3D Foto: Peugeot/Divulgação

A gigante automotiva Stellantis iniciou neste ano sua fase híbrida no mercado nacional com a Fiat, sua marca mais popular no Brasil. A próxima será a Peugeot, que irá oferecer 208 e 2008, seus principais modelos, com conjunto mecânico eletrificado. Segundo os colegas da Autoesporte, apenas a versão GT dos modelos contará com essa opção.

Seguindo o exemplo da Fiat, onde as versões mais caras dos modelos com motor 1.0 turbo passaram a contar com motor híbrido, a Peugeot manterá a estratégia. Entretanto, ao contrário dos Fiat, haverá opção turbo tradicional, já que o 208 Turbo é oferecido nas versões Allure e GT, enquanto o 2008 conta com as versões Active e Allure.

É possível que os modelos híbridos fiquem mais caros a partir de 2025, entretanto, como o sistema não é tão complexo, o aumento no valor final deve ser na casa dos R$ 2 mil, repetindo o exemplo da dupla da Fiat.

Mudanças visuais são esperadas

Ainda segundo a Autoesporte, a mudança visual dos Peugeots híbridos será similar à apresentada pelos Fiat, com um emblema ressaltando a motorização híbrida pela carroceria. Entretanto, o posicionamento da insígnia deve ser na coluna C, substituindo o nome “GT”, mesma posição onde o 208 Style traz a identificação da versão.

Peugeot 208 GT
Peugeot 208 GT Foto: Luiz Forelli/Vrum

Internamente, as fontes informam que o 208 e 2008 híbridos terão um indicador de autonomia no lado esquerdo do painel de instrumentos digital. Ainda no painel, a inscrição “Peugeot Hybrid” será adicionada, dando aos modelos um toque único. 

Como será o sistema híbrido da Peugeot?

Peugeot 208 GT
Indicação de alcance deve ficar no lado esquerdo do painel de instrumentos Foto: Luiz Forelli/Vrum

O sistema será exatamente o mesmo aplicado na Fiat. O motor 1.0 Turbo (T200) de 130 cv e 20,4 kgfm de torque no etanol terá o motor de partida e alternador substituído por um pequeno motor elétrico de 4 cv de potência e 1 kgfm de torque. A bateria tradicional do veículo, de chumbo-ácido, passa a ter 68 A e trabalha integrada a uma nova bateria de 0,125 kWh de capacidade de íons de lítio. 

Esse sistema armazena energia e entrega para o motor a combustão para amenizar o esforço necessário, principalmente em rotações inferiores. Segundo a Stellantis, a economia de combustível pode ser de até 15%.

Quando chegam?

Segundo a apuração da autoesporte, o lançamento dos Peugeot 208 e 2008 híbridos acontecerá até maio de 2025, mas os modelos só devem chegar às lojas em junho. Ao contrário da estratégia da Fiat, os modelos devem conviver com as versões a combustão tradicionais.