x
UAI
Mas já?

Toyota Supra terá versão de despedida limitada a 300 unidades

Modelo completou cinco anos de mercado em 2024, mas Toyota já pensa em substituto

Publicidade
Supra Final Edition traz visual agressivo e pintura com acabamento fosco
Supra Final Edition traz visual agressivo e pintura com acabamento fosco Foto: Divulgação/Toyota

Quanto tempo é o ideal para um esportivo ficar em produção? A Nissan produziu o GT-R por 15 anos, e com cinco anos de mercado, o Toyota Supra se direciona para o fim de sua produção. Por isso, a fabricante japonesa preparou uma versão de despedida com visual exclusivo, aerofólio, mudanças no chassi e claro, no motor. 

Chamada de Final Edition, ou edição final, a nova versão do GR Supra marca o fim de produção do modelo e será limitada a apenas 300 unidades para o mercado japonês e europeu. 

As novidades começam debaixo do capô. O motor seis cilindros turbinado de origem BMW ganhou 95 cv e 7 kgfm de torque, entregando agora 435 cv e 58,1 kgfm de torque, somente com transmissão manual de seis marchas e tração traseira.

Além disso, o Supra Final Edition recebeu um novo catalisador, novo mapa de injeção de combustível e um novo cárter que promete prevenir a distribuição irregular do óleo quando o carro é usado em pistas. O escapamento agora é produzido pela Akrapovic e promete um ronco mais atrativo.

Visual agressivo é complementado com asa traseira e difusor no para-choque
Visual agressivo é complementado com asa traseira e difusor no para-choque Foto: Divulgação/Toyota

O sistema de suspensão traz equipamentos da KW e conta com um desenho inspirado pelo GR Supra GT4 usado em competições. A Toyota diz que os estabilizadores e outros equipamentos estão mais fortes e a cambagem foi reconfigurada. As rodas são mais leves e os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 ficaram mais largos. 

Visualmente, o GR Supra Final Edition ganhou asa traseira em fibra de carbono no estilo pescoço de cisne, capô com furação para circulação de ar e outros apêndices aerodinâmicos. Na cabine, os bancos são da Recaro e revestidos em Alcantara vermelha, e os painéis são revestidos com fibra de carbono e Alcantara preta.

Interior com Alcantara vermelha dá um contraste interessante na cabine
Interior com Alcantara vermelha dá um contraste interessante na cabine Foto: Divulgação/Toyota

Supra saindo de linha

Alguns meses atrás a Toyota havia confirmado que mesmo após o fim da produção do BMW Z4, o Supra continuaria em produção. Os dois carros dividem plataforma e eram produzidos pela Magna Steyr na Áustria.  Entretanto, em setembro a empresa afirmou que irá demitir de 200 a mil funcionários

Apesar disso, a Toyota afirma que o Supra será mantido em competições de esporte a motor mesmo sem ser produzido e já trabalha em uma nova geração do esportivo. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!