A Volkswagen apresentou o primeiro facelift do Nivus em outubro. No evento de lançamento, o carro foi exibido com diversas novidades, além da confirmação do modelo GTS para o próximo ano. Porém, nesta quinta-feira (28), a marca convidou a imprensa para testar o novo modelo e revelar ainda mais mudanças no SUV cupê.
O modelo, rival do Fiat Fastback e Citroën Basalt, ganhou novos detalhes nas laterais do para-choque dianteiro, agora funcionais. Isso ocorre devido a uma abertura de entrada de ar aerodinâmico que evita o turbilhonamento na caixa de roda.
Com essa mudança, o Nivus ganhou 4 km/h a mais na velocidade máxima final, passando de 188 km/h para 192 km/h, apenas com a alteração dessa peça do para-choque.
Além disso, a Volkswagen conseguiu melhorar o consumo do Nivus. Na cidade, com etanol, o modelo subiu de 8,3 km/l para 8,6 km/l, e na estrada, de 9,9 km/l para 10,3 km/l.
Na gasolina, os números são ainda mais positivos: o modelo 2024 fazia 11,9 km/l na cidade e o modelo 2025 faz 12,4 km/l. Na estrada, o modelo 2024 tinha 14,1 km/l, enquanto o 2025 chega a 14,8 km/l. Esses dados são do Inmetro, que é conhecido por ser rigoroso, portanto, podemos esperar uma performance ainda melhor.
Porém, essa mudança na entrada de ar resulta na saída dos faróis de neblina, uma mudança que tem gerado críticas, pois muitas marcas têm optado por essa alteração. No entanto, a Volkswagen melhorou a iluminação com novos faróis de LED, garantindo, segundo a marca, que isso não prejudicará a visibilidade.
Outra mudança que é a redução no tamanho do tanque de combustível, que passou a ter capacidade para 49 litros, contra 52 litros no modelo anterior.
Segundo a montadora alemã, a redução no tanque foi necessária para acomodar os novos sistemas de controle de emissões evaporativas de combustível.
Essa adaptação é necessária para que o Nivus esteja em conformidade com as rigorosas leis de emissão de carbono, que têm forçado as montadoras a ajustar a estrutura e a calibração do conjunto mecânico.
Vale lembrar que o motor do Nivus permanece o EA211 1.0 200 TSI (turbo flex), com 116/128 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque acoplado com o câmbio automático de seis velocidades, em todas as configurações.
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