x
UAI
Mudando de ideia

Desinteresse por carros elétricos faz Porsche repensar sobre o segmento

Mesmo após anunciar a meta de ter pelo 80% das vendas sendo de carros elétricos, a Porsche decidiu seguir apenas com carros híbridos e à combustão

Publicidade
Porsche Taycan 4
Porsche Taycan 4 Foto: Divulgação/Porsche

Apesar de a maioria das montadoras estarem visando a eletrificação de sua frota, a Porsche parece estar revisando seus planos. A ideia da marca atualmente é focar mais nos carros à combustão e híbridos, mas não deverá esquecer os elétricos completamente, mesmo após anunciar que pretendia ter cerca de 80% das suas vendas até 2030 sendo apenas de veículos elétricos.

Segundo o diretor financeiro da marca, Lutz Meschke, a mudança da Porsche de carros à combustão para elétricos está demorando mais do que o esperado, por não ser o que os clientes estão procurando. Portanto, a montadora atenderá ao desejo de seus clientes e seguirá fabricando carros de luxo com motores à combustão.

Porsche Taycan GTS Sport Turismo
Porsche Taycan GTS Sport Turismo Foto: Divulgação/Porsche

Um exemplo dado pelo diretor, é o Taycan, que teve suas vendas abaixo do esperado, tanto a versão sedan, quanto a perua, que registraram no terceiro trimestre de 2024 menos de 3.400 vendas, cerca de 34% a menos do que no mesmo período em 2023. Meschke, ainda disse que até na China, onde a procura por carros elétricos costuma ser maior, a procura pelos modelos elétricos da Porsche é alta.

 

A ideia da Porsche é manter os modelos em linha sendo fabricados condizentes com as novas leis de emissões, que chegarão nos próximos anos, a Cayenne por exemplo, em 2026 deverá ser lançada uma versão elétrica do SUV, mas a variante com motor V8 deverá ser fabricada até 2030. A fabricante irá atualizar esse motor para se adequar às novas legislações, e não está descartada uma versão híbrida do carro.

Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT Foto: Divulgação

Além da Cayenne, a 911 Targa também ganhou uma versão híbrida, coisa que acontecerá também com a 911 Turbo. E ainda segundo Meschke, a Panamera também deve se manter viva até 2030, ainda mais após ter sido reestilizada recentemente.