Em comunicado feito no último domingo (1), a Stellantis, através do seu Conselho administrativo, informou que Carlos Tavares não é mais o CEO da empresa. A nomeação do próximo executivo para o cargo será realizada no primeiro semestre de 2025.
A multinacional é dona de diversas marcas do setor automotivo como Fiat, Jeep, Citroën, Ram e Peugeot, as quais tiveram uma baixa performance financeira nos três primeiros trimestres deste ano, registrando queda de 19,8% em vendas nos Estados Unidos.
As funções que eram desempenhadas por Tavares, agora, passarão para John Elkann, presidente do Conselho da Stellantis acompanhado de um Comitê Executivo Interino. Elkann tem pela frente a missão de assegurar que a holding automotiva não perca mais margem de mercado nos Estados Unidos.
Essa falta de resultados positivos levaram a quedas brutas das vendas das marcas Chrysler e Dodge de 47% e 43%, respectivamente. Além delas, as performances da Jeep e da Ram também apresentaram uma diminuição de 38% no valor das ações das empresas, quando comparadas com o ano passado.
O diretor sênior independente da multinacional, Henri de Castries, comentou sobre as diferenças que estavam ocorrendo na rotina interna da empresa: “O sucesso da Stellantis desde sua criação tem sido enraizado em um perfeito alinhamento entre os acionistas referenciados, o conselho e o CEO. No entanto, nas últimas semanas têm surgido diferentes pontos de vista, que resultaram na decisão de hoje”.
Mesmo com essa turbulência no mercado estadunidense, aqui no Brasil, a Stellantis continua saindo na frente no setor, sendo a empresa detentora da Fiat, atual líder do mercado brasileiro.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas