Na tarde de ontem (2), a BMW anunciou a nova produção da fábrica de Araquari (SC). Essa novidade trata-se do primeiro carro híbrido plug-in produzido na América do Sul, sendo o modelo selecionado, um SUV BMW X5 xDrive50e.
De acordo com o diretor geral da Planta Araquari do BMW Group Brasil, Otavio Rodacoswiski, a BMW inicia uma nova era a partir da produção desse veículo eletrificado e aproveitou para complementar: “O BMW X5 é o modelo em série mais sofisticado, tecnológico e potente já produzido na América do Sul. Isso é motivo de grande orgulho para todos os colaboradores da planta Araquari”.
A produção desta SUV híbrida foi possível graças ao investimento de R$ 1,1 bilhão, anunciado pela empresa em outubro deste ano. Este aporte financeiro tem previsão de duração até 2028.
O novo BMW X5 conta com uma tecnologia de iluminação ao redor da grade dianteira, chamada de BMW Iconic Glow, além de uma abertura de teto solar. Em seu interior, há um painel de 12,3 polegadas atrás do volante e outro centralizado de 14,9 polegadas, fazendo o papel de central multimídia.
A sua parte mecânica conta com um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv mais um motor elétrico de 197 cv, entregando 489 cv de potência e 71,38 kgfm de torque combinados, segundo a BMW. A SUV híbrida, impulsionada pela motorização acima, alcança os 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Além disso, foi detalhado sobre o tipo de câmbio pertencente ao veículo que continuará sendo o Steptronic Sport de oito marchas.
A bateria utilizada pelo modelo tem capacidade de armazenamento de energia de 25,7 kWh, permitindo que o X5 ande por 79 km em modo 100% elétrico, já aferidos pelo Inmetro. O veículo ainda conta com carregadores de até 11 kW e 22 kW, garantindo a possibilidade de recarga em casa ou durante viagens.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas