Apesar da venda de carros eletrificados no Brasil disparar em 2024, é fato que muitos motoristas ainda não trocaram seus automóveis a combustão devido ao alto custo dos elétricos. Porém, este cenário tende a mudar a partir da metade de 2026. Segundo um estudo divulgado pelo banco norte-americano Goldman Sachs, o preço da bateria de um veículo elétrico deve cair pela metade nos próximos 18 meses.
De acordo com o levantamento do Goldman Sachs, o valor médio do kWh de uma bateria de carro elétrico foi de US$ 155 em 2022 para US$ 149 em 2023. Ainda este ano, a expectativa é que chegue a US$ 111 por quilowatt-hora. Em 2025, o estudo aponta que média vá para US$ 99/kWh, diminuindo a US$ 82/kWh em 2026.
O estudo ainda afirma que a inovação tecnológica e a maior eficiência na mineração de matérias-primas são os principais motivos para a queda no preço das baterias. Além disso, os novos modelos de bateria favorecem para que o valor seja reduzido.
Atualmente, no Brasil, o preço de uma bateria para carros 100% elétricos gira em torno de R$ 65 mil. A quantia pode ser ainda maior em carros superluxuosos, como nos esportivos da Porsche e BMW. Já a vida útil é de 15 a 20 anos.
Para prolongar a vida dessas baterias e evitar custos maiores, as fabricantes costumam orientar os clientes a fazer manutenções regulares, não deixar os carros expostos a temperaturas extremas e a dirigir com cuidado.
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