O Renault Kardian parece finalmente engrenar no ranking de vendas da Fenabrave, e foi a grande estrela da última avaliação do Latin NCAP, instituto que mede a segurança dos carros vendidos na América Latina. O SUV compacto produzido em São José dos Pinhais (PR), recebeu quatro estrelas de proteção.
Equipado de série com seis airbags, a proteção para ocupante adulto foi de 83,4%; para ocupante infantil a proteção foi de 82,9%; enquanto a segurança de pedestres e usuários vulneráveis na estrada ficou em 47,96%. Os sistemas de auxílio à segurança foram avaliados em 83% segundo o instituto.
Segundo o Latin NCAP, para conseguir cinco estrelas, o Kardian precisa melhorar a proteção de pedestres e/ou adicionar frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis na estrada.
Apesar de não ter recebido cinco estrelas, o desempenho do Kardian foi muito superior ao modelo que ele substitui no mercado brasileiro, o Sandero/Stepway.
Família Sandero zera o teste
Ao contrário do Kardian, Sandero, Logan e Stepway, produzidos no Brasil, Colômbia e Argentina, apresentaram zero estrela na avaliação. Com quatro airbags e controle de estabilidade como opcional, a proteção para adultos foi de 32,8%, enquanto a de crianças 61%. A segurança de pedestres ficou em 46% e as assistências à segurança foram zeradas.
Segundo o Latin Ncap, a proteção do Sandero foi marginal para o peito dos ocupantes dianteiros tanto no impacto frontal quanto no impacto lateral. O instituto ressalta ainda que nem todos os sistemas de transporte de crianças puderam ser instalados no modelo.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!