x
UAI
Conhece a categoria?

Fórmula E: Nova temporada se inicia em São Paulo neste fim de semana

Categoria com carros elétricos foi pioneira no esporte a motor e retorna ao Brasil com o e-Prix de São Paulo

Publicidade
Pascal Wehrlein é o atual campeão e representa a Porsche
Pascal Wehrlein é o atual campeão e representa a Porsche Foto: Divulgação

Carros elétricos podem ser novidade para muitas pessoas, mas para quem acompanha a Fórmula E, esses veículos não são novidade. A categoria começa a sua 11ª temporada, cada vez mais popular ao redor do mundo; conheça os carros e os pilotos da Fórmula E:

Com veículos monopostos, todas as equipes da Fórmula E utilizam o mesmo carro, chamado de “Gen3” e construído pela Spark Racing Technology. Os carros medem 5,01 metros de comprimento e 1,7 metros de largura, sendo menor que um carro de Fórmula 2, por exemplo.

O uso de carros iguais visa reduzir os custos para participar da categoria, bem como ampliar a competitividade entre as equipes. As seis primeiras corridas de 2024, por exemplo, foram vencidas por equipes diferentes. 

Além disso, os pneus são oferecidos pela Hankook e sua composição conta com 35% de materiais reciclados e sustentáveis. As baterias dos carros, fornecida pela Williams Advanced Engineering. Os atuais carros Gen3 contam com baterias de 47 kWh e pesam 760 kg, sem contar com o piloto.

As fabricantes de motores para a Fórmula E (Jaguar, Porsche, Nissan, Stellantis (DS), Lola, Mahindra e ERS) ficam encarregadas de desenvolver os motores elétricos para a categoria e abastecer as demais equipes.

Mudanças nos carros para 2025:

Nissan é uma das equipes mais tradicionais da Fórmula E
Nissan é uma das equipes mais tradicionais da Fórmula E Foto: Divulgação

A temporada 2024/2025 marca a estreia dos carros Gen3 EVO, que serão os monopostos mais velozes de uma competição da FIA, fazendo 0-100 km/h em 1,86 segundos, cerca de 30% mais rápido que um carro de Fórmula 1.

Com mudanças no kit visual, a categoria espera por disputas mais próximas entre os pilotos e que os carros fiquem mais resistentes. Um problema “clássico” da categoria é a fragilidade dos carros, que após pequenos toques com rivais apresentavam danos terminais na carroceria.

A partir desta temporada, os carros da Fórmula E passam a contar com tração nas quatro rodas, que será disponibilizada no início das corridas, nas classificações e durante o “modo ataque”, quando mais potência é liberada para o piloto tentar conseguir superar seus rivais na pista.

Os novos carros da Fórmula E para 2024 oferecem 400 kW (544 cv) de potência máxima e alcançam a velocidade máxima de 320 km/h.

Brasileiros campeões

Lucas di Grassi a bordo do carro da Lola-Yamaha Abt
Lucas di Grassi a bordo do carro da Lola-Yamaha Abt Foto: Divulgação

O primeiro campeão da categoria foi o brasileiro Nelson Piquet Jr, e na terceira temporada foi a vez de Lucas di Grassi conquistar o título. Atualmente, di Grassi é o único brasileiro titular na categoria, mas Sérgio Sette Câmara foi anunciado como reserva da Nissan nesta semana. 

O último campeão foi o alemão Pascal Wehrlein a bordo de um Porsche 99X. Wehrlein tem passagem pela Fórmula 1, bem como outros pilotos que irão disputar a temporada 24/25: Stoffel Vandoorne (Maserati), Sebastien Buemi (Envision), Jean-Eric Vergne (DS), Lucas di Grassi (Lola Yamaha) e Nyck de Vries (Mahindra).

Inicialmente, todas as corridas da Fórmula E aconteciam em circuitos de rua, mas devido à crescente velocidade dos carros, algumas provas são realizadas em circuitos tradicionais. O circuito Hermanos Rodriguez no México, Jeddah Corniche na Arábia Saudita e Mônaco, são os mesmos utilizados pela Fórmula 1, mas com um traçado alternativo. Em São Paulo, a prova acontece no sambódromo do Anhembi.

Serviço 

E-Prix São Paulo - abertura da Temporada 2024/2025

Datas: 6 de dezembro (sexta-feira): Shakedown, Treino livre 1
7 de dezembro (sábado): Treino Livre 2, Classificação e Corrida
Horário: Sexta-feira a partir de 16h30, sábado a partir das 7h30
Local: Sambódromo do Anhembi - São Paulo

Idade: livre para todas as idades. Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados por um dos pais ou um responsável legal
Ingressos: a partir de R$167,50