Enquanto BYD e GWM fazem sucesso no mercado brasileiro, outras marcas chinesas olham o país com oportunidade. A GAC Motor é mais uma fabricante oriental a anunciar sua operação em nosso mercado e chega prometendo sete carros para 2025, bem como definição de onde será sua fábrica local.
Segundo o portal Motor1.com, a GAC Brasil chegará com acordos de cooperação com universidades federais para adaptar seus carros híbridos para a tecnologia flex, vista como muito importante para o público brasileiro. Serão 120 milhões de reais investidos em pesquisa e desenvolvimento, que será realizado junto da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria (RS) e Universidade Estadual de Campinas (SP).
O plano da fabricante chinesa passa por cinco carros sendo lançados no primeiro semestre e mais dois nos últimos meses do ano. O CEO da operação da marca no Brasil, Alex Zhou, afirma que pelo menos três carros já estão homologados. Apesar disso, nenhum modelo foi confirmado, mas carros da GAC são vistos circulando pelas ruas brasileiras há alguns meses.
O Motor1.com reporta que em diversas vezes durante a apresentação da marca, os executivos destacaram o desejo de “transferir tecnologia da China para o Brasil”. Vale ressaltar que a marca produz carros híbridos tradicionais e plug-in e carros totalmente elétricos.
Vale ressaltar que em julho deste ano, a GAC Motor confirmou o investimento de 1 bilhão de dólares na operação brasileira nos próximos anos. Na oportunidade, a marca declarou que uma fábrica, centro de pesquisa e desenvolvimento, bem como um armazém para peças de reposição, estavam entre os planos.
Quais carros a GAC pode trazer ao Brasil?
Entre os modelos já vistos em testes por aqui estão o GAC Aion Y, uma espécie de monovolume de 4,53 m de comprimento, sendo 2,75 m de entre-eixos. O modelo totalmente elétrico entrega 135 cv de potência e 22,9 kgfm de torque e promete muita modularidade interna, remetendo ao Honda Fit, por exemplo.
Na China, a marca revelou recentemente o Aion UT, um compacto elétrico que pode desembarcar no Brasil para brigar com o BYD Dolphin e GWM Ora 03 e mede 4,27 metros de comprimento, sendo 2,75 m de entre eixos com motor de 135 cv e alcance de 600 km no ciclo de medição chinês.
Entretanto, a marca deve começar a operação no Brasil com SUVs híbridos, considerando o maior potencial que esse segmento oferece.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas